O SIGNIFICADO DA PÁSCOA...

O SIGNIFICADO DA PÁSCOA...



A PÁSCOA É UMA FESTA CRISTÃ QUE CELEBRA A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO. DEPOIS DE MORRER NA CRUZ, SEU CORPO FOI COLOCADO EM UM SEPULCRO, ONDE ALI PERMANECEU, ATÉ SUA RESSURREIÇÃO, QUANDO SEU ESPÍRITO E SEU CORPO FORAM REUNIFICADOS. É O DIA SANTO MAIS IMPORTANTE DA RELIGIÃO CRISTÃ, QUANDO AS PESSOAS VÃO ÀS IGREJAS E PARTICIPAM DE CERIMÔNIAS RELIGIOSAS.

MUITOS COSTUMES LIGADOS AO PERÍODO PASCAL ORIGINAM-SE DOS FESTIVAIS PAGÃOS DA PRIMAVERA. OUTROS VÊM DA CELEBRAÇÃO DO PESSACH, OU PASSOVER, A PÁSCOA JUDAICA. É UMA DAS MAIS IMPORTANTES FESTAS DO CALENDÁRIO JUDAICO, QUE É CELEBRADA POR 8 DIAS E COMEMORA O ÊXODO DOS ISRAELITAS DO EGITO DURANTE O REINADO DO FARAÓ RAMSÉS II, DA ESCRAVIDÃO PARA A LIBERDADE. UM RITUAL DE PASSAGEM, ASSIM COMO A "PASSAGEM" DE CRISTO, DA MORTE PARA A VIDA.

NO PORTUGUÊS, COMO EM MUITAS OUTRAS LÍNGUAS, A PALAVRA PÁSCOA ORIGINA-SE DO HEBRAICO PESSACH. OS ESPANHÓIS CHAMAM A FESTA DE PASCUA, OS ITALIANOS DE PASQUA E OS FRANCESES DE PÂQUES.

NOSSOS AMIGOS DE KIDLINK NOS CONTARAM COMO SE ESCREVE "FELIZ PÁSCOA" EM DIFERENTES IDIOMAS. ASSIM:


A FESTA TRADICIONAL ASSOCIA A IMAGEM DO COELHO, UM SÍMBOLO DE FERTILIDADE, E OVOS PINTADOS COM CORES BRILHANTES, REPRESENTANDO A LUZ SOLAR, DADOS COMO PRESENTES. A ORIGEM DO SÍMBOLO DO COELHO VEM DO FATO DE QUE OS COELHOS SÃO NOTÁVEIS POR SUA CAPACIDADE DE REPRODUÇÃO. COMO A PÁSCOA É RESSURREIÇÃO, É RENASCIMENTO, NADA MELHOR DO QUE COELHOS, PARA SIMBOLIZAR A FERTILIDADE!

VAMOS VER AGORA COMO SURGIU O CHOCOLATE...

QUEM SABE O QUE É "THEOBROMA"? POIS ESTE É O NOME DADO PELOS GREGOS AO "ALIMENTO DOS DEUSES", O CHOCOLATE. "THEOBROMA CACAO" É O NOME CIENTÍFICO DESSA GOSTOSURA CHAMADA CHOCOLATE. QUEM O BATIZOU ASSIM FOI O BOTÂNICO SUECO LINNEU, EM 1753.

MAS FOI COM OS MAIAS E OS ASTECAS QUE ESSA HISTÓRIA TODA COMEÇOU.
O CHOCOLATE ERA CONSIDERADO SAGRADO POR ESSAS DUAS CIVILIZAÇÕES, TAL QUAL O OURO.
NA EUROPA CHEGOU POR VOLTA DO SÉCULO XVI, TORNANDO RAPIDAMENTE POPULAR AQUELA MISTURA DE SEMENTES DE CACAU TORRADAS E TRITURADAS, DEPOIS JUNTADA COM ÁGUA, MEL E FARINHA. VALE LEMBRAR QUE O CHOCOLATE FOI CONSUMIDO, EM GRANDE PARTE DE SUA HISTÓRIA, APENAS COMO UMA BEBIDA.

EM MEADOS DO SÉCULO XVI, ACREDITAVA-SE QUE, ALÉM DE POSSUIR PODERES AFRODISÍACOS, O CHOCOLATE DAVA PODER E VIGOR AOS QUE O BEBIAM. POR ISSO, ERA RESERVADO APENAS AOS GOVERNANTES E SOLDADOS.

ALIÁS, ALÉM DE AFRODISÍACO, O CHOCOLATE JÁ FOI CONSIDERADO UM PECADO, REMÉDIO, ORA SAGRADO, ORA ALIMENTO PROFANO. OS ASTECAS CHEGARAM A USÁ-LO COMO MOEDA, TAL O VALOR QUE O ALIMENTO POSSUÍA.

CHEGA O SÉCULO XX, E OS BOMBONS E OS OVOS DE PÁSCOA SÃO CRIADOS, COMO MAIS UMA FORMA DE ESTABELECER DE VEZ O CONSUMO DO CHOCOLATE NO MUNDO INTEIRO. É TRADICIONALMENTE UM PRESENTE RECHEADO DE SIGNIFICADOS. E NÃO É SÓ GOSTOSO, COMO ALTAMENTE NUTRITIVO, UM RICO COMPLEMENTO E REPOSITOR DE ENERGIA. NÃO É ACONSELHÁVEL, PORÉM, CONSUMÍ-LO ISOLADAMENTE. MAS É UM RICO COMPLEMENTO E REPOSITOR DE ENERGIA.

E O COELHO?

A TRADIÇÃO DO COELHO DA PÁSCOA FOI TRAZIDA À AMÉRICA POR IMIGRANTES ALEMÃES EM MEADOS DE 1700. O COELHINHO VISITAVA AS CRIANÇAS, ESCONDENDO OS OVOS COLORIDOS QUE ELAS TERIAM DE ENCONTRAR NA MANHÃ DE PÁSCOA.

UMA OUTRA LENDA CONTA QUE UMA MULHER POBRE COLORIU ALGUNS OVOS E OS ESCONDEU EM UM NINHO PARA DÁ-LOS A SEUS FILHOS COMO PRESENTE DE PÁSCOA. QUANDO AS CRIANÇAS DESCOBRIRAM O NINHO, UM GRANDE COELHO PASSOU CORRENDO. ESPALHOU-SE ENTÃO A HISTÓRIA DE QUE O COELHO É QUE TROUXE OS OVOS. A MAIS PURA VERDADE, ALGUÉM DUVIDA?

NO ANTIGO EGITO, O COELHO SIMBOLIZAVA O NASCIMENTO E A NOVA VIDA. ALGUNS POVOS DA ANTIGÜIDADE O CONSIDERAVAM O SÍMBOLO DA LUA. É POSSÍVEL QUE ELE SE TENHA TORNADO SÍMBOLO PASCAL DEVIDO AO FATO DE A LUA DETERMINAR A DATA DA PÁSCOA.

MAS O CERTO MESMO É QUE A ORIGEM DA IMAGEM DO COELHO NA PÁSCOA ESTÁ NA FERTILILIDADE QUE OS COELHOS POSSUEM. GERAM GRANDES NINHADAS!

MAS POR QUE A PÁSCOA NUNCA CAI NO MESMO DIA TODO ANO?

O DIA DA PÁSCOA É O PRIMEIRO DOMINGO DEPOIS DA LUA CHEIA QUE OCORRE NO DIA OU DEPOIS DE 21 MARÇO (A DATA DO EQUINÓCIO). ENTRETANTO, A DATA DA LUA CHEIA NÃO É A REAL, MAS A DEFINIDA NAS TABELAS ECLESIÁSTICAS. (A IGREJA, PARA OBTER CONSISTÊNCIA NA DATA DA PÁSCOA DECIDIU, NO CONSELHO DE NICEA EM 325 D.C, DEFINIR A PÁSCOA RELACIONADA A UMA LUA IMAGINÁRIA - CONHECIDA COMO A "LUA ECLESIÁSTICA").

A QUARTA-FEIRA DE CINZAS OCORRE 46 DIAS ANTES DA PÁSCOA, E PORTANTO A TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL OCORRE 47 DIAS ANTES DA PÁSCOA. ESSE É O PERÍODO DA QUARESMA, QUE COMEÇA NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS.

COM ESTA DEFINIÇÃO, A DATA DA PÁSCOA PODE SER DETERMINADA SEM GRANDE CONHECIMENTO ASTRONÔMICO. MAS A SEQÜÊNCIA DE DATAS VARIA DE ANO PARA ANO, SENDO NO MÍNIMO EM 22 DE MARÇO E NO MÁXIMO EM 24 DE ABRIL, TRANSFORMANDO A PÁSCOA NUMA FESTA "MÓVEL".

DE FATO, A SEQÜÊNCIA EXATA DE DATAS DA PÁSCOA REPETE-SE APROXIMADAMENTE EM 5.700.000 ANOS NO NOSSO CALENDÁRIO GREGORIANO.

VAMOS CONHECER AGORA
OS OUTROS SÍMBOLOS DA PÁSCOA!

CORDEIRO


O CORDEIRO É O SÍMBOLO MAIS ANTIGO DA PÁSCOA, É O SÍMBOLO DA ALIANÇA FEITA ENTRE DEUS E O POVO JUDEU NA PÁSCOA DA ANTIGA LEI. NO ANTIGO TESTAMENTO, A PÁSCOA ERA CELEBRADA COM OS PÃES ÁZIMOS (SEM FERMENTO) E COM O SACRIFÍCIO DE UM CORDEIRO COMO RECORDAÇÃO DO GRANDE FEITO DE DEUS EM PROL DE SEU POVO: A LIBERTAÇÃO DA ESCRAVIDÃO DO EGITO. ASSIM O POVO DE ISRAEL CELEBRAVA A LIBERTAÇÃO E A ALIANÇA DE DEUS COM SEU POVO.

MOISÉS, ESCOLHIDO POR DEUS PARA LIBERTAR O POVO JUDEU DA ESCRAVIDÃO DOS FARAÓS, COMEMOROU A PASSAGEM PARA A LIBERDADE, IMOLANDO UM CORDEIRO.

PARA OS CRISTÃOS, O CORDEIRO É O PRÓPRIO JESUS, CORDEIRO DE DEUS, QUE FOI SACRIFICADO NA CRUZ PELOS NOSSOS PECADOS, E CUJO SANGUE NOS REDIMIU: "MORRENDO, DESTRUIU NOSSA MORTE, E RESSUSCITANDO, RESTITUIU-NOS A VIDA". É A NOVA ALIANÇA DE DEUS REALIZADA POR SEU FILHO, AGORA NÃO SÓ COM UM POVO, MAS COM TODOS OS POVOS.

CÍRIO PASCAL


É UMA GRANDE VELA QUE SE ACENDE NA IGREJA, NO SÁBADO DE ALELUIA. SIGNIFICA QUE "CRISTO É A LUZ DOS POVOS".

NESTA VELA, ESTÃO GRAVADAS AS LETRAS DO ALFABETO GREGO"ALFA" E "ÔMEGA", QUE QUER DIZER: DEUS É PRINCÍPIO E FIM. OS ALGARISMOS DO ANO TAMBÉM SÃO GRAVADOS NO CÍRIO PASCAL.

O CÍRIO PASCAL SIMBOLIZA O CRISTO QUE RESSURGIU DAS TREVAS PARA ILUMINAR O NOSSO CAMINHO.

GIRASSOL


O GIRASSOL É UMA FLOR DE COR AMARELA, FORMADA POR MUITAS PÉTALAS, DE TAMANHO GERALMENTE GRANDE. TEM ESSE NOME PORQUE ESTÁ SEMPRE VOLTADO PARA O SOL.

O GIRASSOL, COMO SÍMBOLO DA PÁSCOA, REPRESENTA A BUSCA DA LUZ QUE É CRISTO JESUS E, ASSIM COMO ELE SEGUE O ASTROREI, OS CRISTÃOS BUSCAM EM CRISTO O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

PÃO E VINHO

O PÃO E O VINHO, SOBRETUDO NA ANTIGUIDADE, FORAM A COMIDA E BEBIDA MAIS COMUM PARA MUITOS POVOS. CRISTO AO INSTITUIR A EUCARISTIA SE SERVIU DOS ALIMENTOS MAIS COMUNS PARA SIMBOLIZAR SUA PRESENÇA CONSTANTE ENTRE E NAS PESSOAS DE BOA VONTADE. ASSIM, O PÃO E O VINHO SIMBOLIZAM ESSA ALIANÇA ETERNA DO CRIADOR COM A SUA CRIATURA E SUA PRESENÇA NO MEIO DE NÓS.

JESUS JÁ SABIA QUE SERIA PERSEGUIDO, PRESO E PREGADO NUMA CRUZ. ENTÃO, COMBINOU COM DOIS DE SEUS AMIGOS (DISCÍPULOS), PARA PREPARAREM A FESTA DA PÁSCOA NUM LUGAR SEGURO.

QUANDO TUDO ESTAVA PRONTO, JESUS E OS OUTROS DISCÍPULOS CHEGARAM PARA JUNTOS CELEBRAREM A CEIA DA PÁSCOA. ESTA FOI A ÚLTIMA CEIA DE JESUS.

A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA FOI FEITA POR JESUS NA ÚLTIMA CEIA, QUANDO OFERECEU O PÃO E O VINHO AOS SEUS DISCÍPULOS DIZENDO: "TOMAI E COMEI, ESTE É O MEU CORPO... ESTE É O MEU SANGUE...". O SENHOR "INSTITUIU O SACRIFÍCIO EUCARÍSTICO DO SEU CORPO E DO SEU SANGUE PARA PERPETUAR ASSIM O SACRIFÍCIO DA CRUZ AO LONGO DOS SÉCULOS, ATÉ QUE VOLTE, CONFIANDO DESTE MODO À SUA AMADA ESPOSA, A IGREJA, O MEMORIAL DA SUA MORTE E RESSURREIÇÃO: SACRAMENTO DE PIEDADE, SINAL DE UNIDADE, VÍNCULO DE CARIDADE, BANQUETE PASCAL, EM QUE SE COME CRISTO, EM QUE A ALMA SE CUMULA DE GRAÇA E NOS É DADO UM PENHOR DA GLÓRIA FUTURA" [3].

A PÁSCOA JUDAICA LEMBRA A PASSAGEM DOS JUDEUS PELO MAR VERMELHO, EM BUSCA DA LIBERDADE.

HOJE, COMEMORAMOS A PÁSCOA LEMBRANDO A JORNADA DE JESUS: VIDA, MORTE E RESSURREIÇÃO.

COLOMBA PASCAL


O BOLO EM FORMA DE "POMBA DA PAZ" SIGNIFICA A VINDA DO ESPÍRITO SANTO. DIZ A LENDA QUE A TRADIÇÃO SURGIU NA VILA DE PAVIA (NORTE DA ITÁLIA), ONDE UM CONFEITEIRO TERIA PRESENTEADO O REI LOMBARDO ALBUÍNO COM A GULOSEIMA. O SOBERANO, POR SUA VEZ, TERIA POUPADO A CIDADE DE UMA CRUEL INVASÃO GRAÇAS AO AGRADO.

SINO


MUITAS IGREJAS POSSUEM SINOS QUE FICAM SUSPENSOS EM TORRES E TOCAM PARA ANUNCIAR AS CELEBRAÇÕES.

O SINO É UM SÍMBOLO DA PÁSCOA. NO DOMINGO DE PÁSCOA, TOCANDO FESTIVO, OS SINOS ANUNCIAM COM ALEGRIA A CELEBRAÇÃO DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO.

QUARESMA


OS 40 DIAS QUE PRECEDEM A SEMANA SANTA SÃO DEDICADOS À PREPARAÇÃO PARA A CELEBRAÇÃO. NA TRADIÇÃO JUDAICA, HAVIA 40 DIAS DE RESGUARDO DO CORPO EM RELAÇÃO AOS EXCESSOS, PARA REMEMORAR OS 40 ANOS PASSADOS NO DESERTO.

ÓLEOS SANTOS

NA ANTIGUIDADE OS LUTADORES E GUERREIROS SE UNTAVAM COM ÓLEOS, POIS ACREDITAVAM QUE ESSAS SUBSTÂNCIAS LHES DAVAM FORÇAS. PARA NÓS CRISTÃOS, OS ÓLEOS SIMBOLIZAM O ESPÍRITO SANTO, AQUELE QUE NOS DÁ FORÇA E ENERGIA PARA VIVERMOS O EVANGELHO DE JESUS CRISTO.





O SIGNIFICADO DA PÁSCOA...



A PÁSCOA É UMA FESTA CRISTÃ QUE CELEBRA A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO. DEPOIS DE MORRER NA CRUZ, SEU CORPO FOI COLOCADO EM UM SEPULCRO, ONDE ALI PERMANECEU, ATÉ SUA RESSURREIÇÃO, QUANDO SEU ESPÍRITO E SEU CORPO FORAM REUNIFICADOS. É O DIA SANTO MAIS IMPORTANTE DA RELIGIÃO CRISTÃ, QUANDO AS PESSOAS VÃO ÀS IGREJAS E PARTICIPAM DE CERIMÔNIAS RELIGIOSAS.

MUITOS COSTUMES LIGADOS AO PERÍODO PASCAL ORIGINAM-SE DOS FESTIVAIS PAGÃOS DA PRIMAVERA. OUTROS VÊM DA CELEBRAÇÃO DO PESSACH, OU PASSOVER, A PÁSCOA JUDAICA. É UMA DAS MAIS IMPORTANTES FESTAS DO CALENDÁRIO JUDAICO, QUE É CELEBRADA POR 8 DIAS E COMEMORA O ÊXODO DOS ISRAELITAS DO EGITO DURANTE O REINADO DO FARAÓ RAMSÉS II, DA ESCRAVIDÃO PARA A LIBERDADE. UM RITUAL DE PASSAGEM, ASSIM COMO A "PASSAGEM" DE CRISTO, DA MORTE PARA A VIDA.

NO PORTUGUÊS, COMO EM MUITAS OUTRAS LÍNGUAS, A PALAVRA PÁSCOA ORIGINA-SE DO HEBRAICO PESSACH. OS ESPANHÓIS CHAMAM A FESTA DE PASCUA, OS ITALIANOS DE PASQUA E OS FRANCESES DE PÂQUES.

NOSSOS AMIGOS DE KIDLINK NOS CONTARAM COMO SE ESCREVE "FELIZ PÁSCOA" EM DIFERENTES IDIOMAS. ASSIM:


A FESTA TRADICIONAL ASSOCIA A IMAGEM DO COELHO, UM SÍMBOLO DE FERTILIDADE, E OVOS PINTADOS COM CORES BRILHANTES, REPRESENTANDO A LUZ SOLAR, DADOS COMO PRESENTES. A ORIGEM DO SÍMBOLO DO COELHO VEM DO FATO DE QUE OS COELHOS SÃO NOTÁVEIS POR SUA CAPACIDADE DE REPRODUÇÃO. COMO A PÁSCOA É RESSURREIÇÃO, É RENASCIMENTO, NADA MELHOR DO QUE COELHOS, PARA SIMBOLIZAR A FERTILIDADE!

VAMOS VER AGORA COMO SURGIU O CHOCOLATE...

QUEM SABE O QUE É "THEOBROMA"? POIS ESTE É O NOME DADO PELOS GREGOS AO "ALIMENTO DOS DEUSES", O CHOCOLATE. "THEOBROMA CACAO" É O NOME CIENTÍFICO DESSA GOSTOSURA CHAMADA CHOCOLATE. QUEM O BATIZOU ASSIM FOI O BOTÂNICO SUECO LINNEU, EM 1753.

MAS FOI COM OS MAIAS E OS ASTECAS QUE ESSA HISTÓRIA TODA COMEÇOU.
O CHOCOLATE ERA CONSIDERADO SAGRADO POR ESSAS DUAS CIVILIZAÇÕES, TAL QUAL O OURO.
NA EUROPA CHEGOU POR VOLTA DO SÉCULO XVI, TORNANDO RAPIDAMENTE POPULAR AQUELA MISTURA DE SEMENTES DE CACAU TORRADAS E TRITURADAS, DEPOIS JUNTADA COM ÁGUA, MEL E FARINHA. VALE LEMBRAR QUE O CHOCOLATE FOI CONSUMIDO, EM GRANDE PARTE DE SUA HISTÓRIA, APENAS COMO UMA BEBIDA.

EM MEADOS DO SÉCULO XVI, ACREDITAVA-SE QUE, ALÉM DE POSSUIR PODERES AFRODISÍACOS, O CHOCOLATE DAVA PODER E VIGOR AOS QUE O BEBIAM. POR ISSO, ERA RESERVADO APENAS AOS GOVERNANTES E SOLDADOS.

ALIÁS, ALÉM DE AFRODISÍACO, O CHOCOLATE JÁ FOI CONSIDERADO UM PECADO, REMÉDIO, ORA SAGRADO, ORA ALIMENTO PROFANO. OS ASTECAS CHEGARAM A USÁ-LO COMO MOEDA, TAL O VALOR QUE O ALIMENTO POSSUÍA.

CHEGA O SÉCULO XX, E OS BOMBONS E OS OVOS DE PÁSCOA SÃO CRIADOS, COMO MAIS UMA FORMA DE ESTABELECER DE VEZ O CONSUMO DO CHOCOLATE NO MUNDO INTEIRO. É TRADICIONALMENTE UM PRESENTE RECHEADO DE SIGNIFICADOS. E NÃO É SÓ GOSTOSO, COMO ALTAMENTE NUTRITIVO, UM RICO COMPLEMENTO E REPOSITOR DE ENERGIA. NÃO É ACONSELHÁVEL, PORÉM, CONSUMÍ-LO ISOLADAMENTE. MAS É UM RICO COMPLEMENTO E REPOSITOR DE ENERGIA.

E O COELHO?

A TRADIÇÃO DO COELHO DA PÁSCOA FOI TRAZIDA À AMÉRICA POR IMIGRANTES ALEMÃES EM MEADOS DE 1700. O COELHINHO VISITAVA AS CRIANÇAS, ESCONDENDO OS OVOS COLORIDOS QUE ELAS TERIAM DE ENCONTRAR NA MANHÃ DE PÁSCOA.

UMA OUTRA LENDA CONTA QUE UMA MULHER POBRE COLORIU ALGUNS OVOS E OS ESCONDEU EM UM NINHO PARA DÁ-LOS A SEUS FILHOS COMO PRESENTE DE PÁSCOA. QUANDO AS CRIANÇAS DESCOBRIRAM O NINHO, UM GRANDE COELHO PASSOU CORRENDO. ESPALHOU-SE ENTÃO A HISTÓRIA DE QUE O COELHO É QUE TROUXE OS OVOS. A MAIS PURA VERDADE, ALGUÉM DUVIDA?

NO ANTIGO EGITO, O COELHO SIMBOLIZAVA O NASCIMENTO E A NOVA VIDA. ALGUNS POVOS DA ANTIGÜIDADE O CONSIDERAVAM O SÍMBOLO DA LUA. É POSSÍVEL QUE ELE SE TENHA TORNADO SÍMBOLO PASCAL DEVIDO AO FATO DE A LUA DETERMINAR A DATA DA PÁSCOA.

MAS O CERTO MESMO É QUE A ORIGEM DA IMAGEM DO COELHO NA PÁSCOA ESTÁ NA FERTILILIDADE QUE OS COELHOS POSSUEM. GERAM GRANDES NINHADAS!

MAS POR QUE A PÁSCOA NUNCA CAI NO MESMO DIA TODO ANO?

O DIA DA PÁSCOA É O PRIMEIRO DOMINGO DEPOIS DA LUA CHEIA QUE OCORRE NO DIA OU DEPOIS DE 21 MARÇO (A DATA DO EQUINÓCIO). ENTRETANTO, A DATA DA LUA CHEIA NÃO É A REAL, MAS A DEFINIDA NAS TABELAS ECLESIÁSTICAS. (A IGREJA, PARA OBTER CONSISTÊNCIA NA DATA DA PÁSCOA DECIDIU, NO CONSELHO DE NICEA EM 325 D.C, DEFINIR A PÁSCOA RELACIONADA A UMA LUA IMAGINÁRIA - CONHECIDA COMO A "LUA ECLESIÁSTICA").

A QUARTA-FEIRA DE CINZAS OCORRE 46 DIAS ANTES DA PÁSCOA, E PORTANTO A TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL OCORRE 47 DIAS ANTES DA PÁSCOA. ESSE É O PERÍODO DA QUARESMA, QUE COMEÇA NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS.

COM ESTA DEFINIÇÃO, A DATA DA PÁSCOA PODE SER DETERMINADA SEM GRANDE CONHECIMENTO ASTRONÔMICO. MAS A SEQÜÊNCIA DE DATAS VARIA DE ANO PARA ANO, SENDO NO MÍNIMO EM 22 DE MARÇO E NO MÁXIMO EM 24 DE ABRIL, TRANSFORMANDO A PÁSCOA NUMA FESTA "MÓVEL".

DE FATO, A SEQÜÊNCIA EXATA DE DATAS DA PÁSCOA REPETE-SE APROXIMADAMENTE EM 5.700.000 ANOS NO NOSSO CALENDÁRIO GREGORIANO.

VAMOS CONHECER AGORA
OS OUTROS SÍMBOLOS DA PÁSCOA!

CORDEIRO


O CORDEIRO É O SÍMBOLO MAIS ANTIGO DA PÁSCOA, É O SÍMBOLO DA ALIANÇA FEITA ENTRE DEUS E O POVO JUDEU NA PÁSCOA DA ANTIGA LEI. NO ANTIGO TESTAMENTO, A PÁSCOA ERA CELEBRADA COM OS PÃES ÁZIMOS (SEM FERMENTO) E COM O SACRIFÍCIO DE UM CORDEIRO COMO RECORDAÇÃO DO GRANDE FEITO DE DEUS EM PROL DE SEU POVO: A LIBERTAÇÃO DA ESCRAVIDÃO DO EGITO. ASSIM O POVO DE ISRAEL CELEBRAVA A LIBERTAÇÃO E A ALIANÇA DE DEUS COM SEU POVO.

MOISÉS, ESCOLHIDO POR DEUS PARA LIBERTAR O POVO JUDEU DA ESCRAVIDÃO DOS FARAÓS, COMEMOROU A PASSAGEM PARA A LIBERDADE, IMOLANDO UM CORDEIRO.

PARA OS CRISTÃOS, O CORDEIRO É O PRÓPRIO JESUS, CORDEIRO DE DEUS, QUE FOI SACRIFICADO NA CRUZ PELOS NOSSOS PECADOS, E CUJO SANGUE NOS REDIMIU: "MORRENDO, DESTRUIU NOSSA MORTE, E RESSUSCITANDO, RESTITUIU-NOS A VIDA". É A NOVA ALIANÇA DE DEUS REALIZADA POR SEU FILHO, AGORA NÃO SÓ COM UM POVO, MAS COM TODOS OS POVOS.

CÍRIO PASCAL


É UMA GRANDE VELA QUE SE ACENDE NA IGREJA, NO SÁBADO DE ALELUIA. SIGNIFICA QUE "CRISTO É A LUZ DOS POVOS".

NESTA VELA, ESTÃO GRAVADAS AS LETRAS DO ALFABETO GREGO"ALFA" E "ÔMEGA", QUE QUER DIZER: DEUS É PRINCÍPIO E FIM. OS ALGARISMOS DO ANO TAMBÉM SÃO GRAVADOS NO CÍRIO PASCAL.

O CÍRIO PASCAL SIMBOLIZA O CRISTO QUE RESSURGIU DAS TREVAS PARA ILUMINAR O NOSSO CAMINHO.

GIRASSOL


O GIRASSOL É UMA FLOR DE COR AMARELA, FORMADA POR MUITAS PÉTALAS, DE TAMANHO GERALMENTE GRANDE. TEM ESSE NOME PORQUE ESTÁ SEMPRE VOLTADO PARA O SOL.

O GIRASSOL, COMO SÍMBOLO DA PÁSCOA, REPRESENTA A BUSCA DA LUZ QUE É CRISTO JESUS E, ASSIM COMO ELE SEGUE O ASTROREI, OS CRISTÃOS BUSCAM EM CRISTO O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

PÃO E VINHO

O PÃO E O VINHO, SOBRETUDO NA ANTIGUIDADE, FORAM A COMIDA E BEBIDA MAIS COMUM PARA MUITOS POVOS. CRISTO AO INSTITUIR A EUCARISTIA SE SERVIU DOS ALIMENTOS MAIS COMUNS PARA SIMBOLIZAR SUA PRESENÇA CONSTANTE ENTRE E NAS PESSOAS DE BOA VONTADE. ASSIM, O PÃO E O VINHO SIMBOLIZAM ESSA ALIANÇA ETERNA DO CRIADOR COM A SUA CRIATURA E SUA PRESENÇA NO MEIO DE NÓS.

JESUS JÁ SABIA QUE SERIA PERSEGUIDO, PRESO E PREGADO NUMA CRUZ. ENTÃO, COMBINOU COM DOIS DE SEUS AMIGOS (DISCÍPULOS), PARA PREPARAREM A FESTA DA PÁSCOA NUM LUGAR SEGURO.

QUANDO TUDO ESTAVA PRONTO, JESUS E OS OUTROS DISCÍPULOS CHEGARAM PARA JUNTOS CELEBRAREM A CEIA DA PÁSCOA. ESTA FOI A ÚLTIMA CEIA DE JESUS.

A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA FOI FEITA POR JESUS NA ÚLTIMA CEIA, QUANDO OFERECEU O PÃO E O VINHO AOS SEUS DISCÍPULOS DIZENDO: "TOMAI E COMEI, ESTE É O MEU CORPO... ESTE É O MEU SANGUE...". O SENHOR "INSTITUIU O SACRIFÍCIO EUCARÍSTICO DO SEU CORPO E DO SEU SANGUE PARA PERPETUAR ASSIM O SACRIFÍCIO DA CRUZ AO LONGO DOS SÉCULOS, ATÉ QUE VOLTE, CONFIANDO DESTE MODO À SUA AMADA ESPOSA, A IGREJA, O MEMORIAL DA SUA MORTE E RESSURREIÇÃO: SACRAMENTO DE PIEDADE, SINAL DE UNIDADE, VÍNCULO DE CARIDADE, BANQUETE PASCAL, EM QUE SE COME CRISTO, EM QUE A ALMA SE CUMULA DE GRAÇA E NOS É DADO UM PENHOR DA GLÓRIA FUTURA" [3].

A PÁSCOA JUDAICA LEMBRA A PASSAGEM DOS JUDEUS PELO MAR VERMELHO, EM BUSCA DA LIBERDADE.

HOJE, COMEMORAMOS A PÁSCOA LEMBRANDO A JORNADA DE JESUS: VIDA, MORTE E RESSURREIÇÃO.

COLOMBA PASCAL


O BOLO EM FORMA DE "POMBA DA PAZ" SIGNIFICA A VINDA DO ESPÍRITO SANTO. DIZ A LENDA QUE A TRADIÇÃO SURGIU NA VILA DE PAVIA (NORTE DA ITÁLIA), ONDE UM CONFEITEIRO TERIA PRESENTEADO O REI LOMBARDO ALBUÍNO COM A GULOSEIMA. O SOBERANO, POR SUA VEZ, TERIA POUPADO A CIDADE DE UMA CRUEL INVASÃO GRAÇAS AO AGRADO.

SINO


MUITAS IGREJAS POSSUEM SINOS QUE FICAM SUSPENSOS EM TORRES E TOCAM PARA ANUNCIAR AS CELEBRAÇÕES.

O SINO É UM SÍMBOLO DA PÁSCOA. NO DOMINGO DE PÁSCOA, TOCANDO FESTIVO, OS SINOS ANUNCIAM COM ALEGRIA A CELEBRAÇÃO DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO.

QUARESMA


OS 40 DIAS QUE PRECEDEM A SEMANA SANTA SÃO DEDICADOS À PREPARAÇÃO PARA A CELEBRAÇÃO. NA TRADIÇÃO JUDAICA, HAVIA 40 DIAS DE RESGUARDO DO CORPO EM RELAÇÃO AOS EXCESSOS, PARA REMEMORAR OS 40 ANOS PASSADOS NO DESERTO.

ÓLEOS SANTOS

NA ANTIGUIDADE OS LUTADORES E GUERREIROS SE UNTAVAM COM ÓLEOS, POIS ACREDITAVAM QUE ESSAS SUBSTÂNCIAS LHES DAVAM FORÇAS. PARA NÓS CRISTÃOS, OS ÓLEOS SIMBOLIZAM O ESPÍRITO SANTO, AQUELE QUE NOS DÁ FORÇA E ENERGIA PARA VIVERMOS O EVANGELHO DE JESUS CRISTO.






Nenhum comentário:

Postar um comentário