BNCC: O que é a Base Nacional Comum Curricular e qual é o seu objetivo
Durante o ano de 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi pauta
dos mais importantes debates sobre educação no país. Em trâmite desde
abril, o documento da Base foi homologado pelo Ministério da Educação
(MEC), em sua terceira versão, no dia 20 de dezembro de 2017 para as
etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Em 14 de dezembro de
2018, o documento foi homologado para a etapa do Ensino Médio. Juntas, a
Base da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio integram
um único documento: a BNCC da Educação Básica.
A BNCC dessas duas primeiras etapas será implementada nas escolas a
partir de 2019 (o prazo máximo é até o início do ano letivo de 2020),
mas instituições e sistemas de ensino estão se preparando para a sua
chegada desde já: a começar pela adequação dos currículos, capacitação
da equipe docente e atualização dos materiais e recursos didáticos
utilizados.
Já o prazo para a BNCC do Ensino Médio entrar em vigor também é 2020. No
entanto, as mudanças só atingirão todas as séries desse segmento em
2022, quando as primeiras turmas do novo Ensino Médio se formam.
Afinal, o que é a BNCC?
A Base Nacional Comum Curricular é um documento que determina as
competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens
essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da
educação básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A
BNCC também determina que essas competências, habilidades e conteúdos
devem ser os mesmos, independentemente de onde as crianças, os
adolescentes e os jovens moram ou estudam.
A Base não deve ser vista como um currículo, mas como um conjunto de
orientações que irá nortear as equipes pedagógicas na elaboração dos
currículos locais. Esse documento deve ser seguido tanto por escolas
públicas quanto particulares.
Clicando neste link, você pode conhecer o documento completo da BNCC.
De que forma a BNCC está relacionada com…
A Constituição, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE)
A criação de uma base comum para a Educação Básica está prevista desde
1988, a partir da promulgação da Constituição Cidadã. Em 1996, a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) reforçou a sua
necessidade, mas somente em 2014 a criação da Base Nacional Comum
Curricular foi definida como meta pelo Plano Nacional de Educação (PNE).
Os Currículos Estaduais, Municipais e o Projeto Político Pedagógico das escolas
Reforçamos anteriormente que a Base não deve ser entendida como sinônimo
de currículo, mas ela está intimamente ligada à construção dos
Currículos Estaduais e Municipais, bem como ao Projeto Político
Pedagógico e ao currículo das escolas. As equipes pedagógicas devem
trabalhar na reestruturação dos seus currículos, tomando como norte os
preceitos estabelecidos na BNCC.
Qual é o objetivo da BNCC?
A criação de uma Base Nacional Comum Curricular tem o objetivo de
garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de
conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas
públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país. Dessa forma,
espera-se reduzir as desigualdades educacionais existentes no Brasil,
nivelando e, o mais importante, elevando a qualidade do ensino.
A Base também tem como objetivo formar estudantes com habilidades e
conhecimentos considerados essenciais para o século XXI, incentivando a
modernização dos recursos e das práticas pedagógicas e promovendo a
atualização do corpo docente das instituições de ensino.
Como funciona a orientação por competências?
Para assegurar os direitos de aprendizagem dos estudantes da Educação
Básica, a Base Nacional Comum Curricular foi estruturada em
competências. Mas o que são consideradas competências? Para a BNCC,
competência é a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e
valores para resolver questões do cotidiano, do mundo do trabalho e para
exercer a cidadania.
Ou seja, é por meio dessas competências que os estudantes desenvolvem as
habilidades e aprendizagens essenciais estabelecidas pela Base. Ao todo
foram estipuladas 10 competências gerais para a etapa da Educação
Básica:
1. Conhecimento;
2. Pensamento científico, crítico e criativo;
3. Repertório cultural;
4. Comunicação;
5. Cultura digital;
6. Trabalho e projeto de vida;
7. Argumentação;
8. Autoconhecimento e autocuidado;
9. Empatia e cooperação;
10. Responsabilidade e cidadania.
1. Conhecimento;
2. Pensamento científico, crítico e criativo;
3. Repertório cultural;
4. Comunicação;
5. Cultura digital;
6. Trabalho e projeto de vida;
7. Argumentação;
8. Autoconhecimento e autocuidado;
9. Empatia e cooperação;
10. Responsabilidade e cidadania.
O que é a parte diversificada da BNCC?
A BNCC é dividida entre a Base Comum e a parte diversificada. O objetivo
da segunda parte é enriquecer e complementar a parte comum. A ideia é
inserir novos conteúdos aos currículos que estejam de acordo com as
competências estabelecidas pela BNCC e também com a realidade local de
cada escola.
É importante lembrar que a Base Comum deve ser contemplada, em sua
totalidade, nos currículos escolares, enquanto a parte diversificada
pode corresponder a até 40% dos conteúdos.
Como implementar a BNCC em minha escola?
A partir do ano letivo de 2019, a BNCC da Educação Infantil e Ensino
Fundamental começará a ser implementada em todo país. Os sistemas de
ensino e escolas já estão se atualizando e se preparando para receber a
Base. Mas como implementá-la?
O primeiro passo é reelaborar o currículo escolar e revisar o Projeto
Político Pedagógico da instituição. Além disso, nesse processo é mais do
que essencial promover a formação continuada do corpo docente e a
comunicação clara com os pais e a comunidade escolar.
Nesse contexto, a atualização dos materiais didáticos é imprescindível
para se adequar às orientações da BNCC. A melhor maneira de atualizá-los
pode ser por meio de parceria com um Sistema de Ensino.
A BNCC da Educação Básica por segmentos
A Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica é formada por três
segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Educação Infantil
- - Foi homologada em dezembro de 2017 e deve ser implementada em todas escolas do país até 2020;
- - A organização da Base ocorre por 6 direitos de aprendizagem em 5 campos de experiências, relacionados às 10 competências gerais da BNCC;
- - Seus eixos estruturais são o brincar e o interagir;
- - É focada no desenvolvimento da oralidade e da escrita.
Ensino Fundamental
- - Assim como a Base da Educação Infantil, o documento do Ensino Fundamental foi homologado em dezembro de 2017 e a Base deve ser implementada em todas escolas do país até 2020;
- - A alfabetização deve acontecer nos 2 primeiros anos do Ensino Fundamental;
- - No componente curricular de História, o ensino deve seguir a cronologia de fatos e acontecimentos;
- - O ensino da Língua Inglesa se torna obrigatório a partir do 6º ano.
Ensino Médio
- - Aprovada pelo CNE em 4 de dezembro de 2018;
- - Homologada em 14 de dezembro de 2018 pelo ministro da Educação;
- - Os componentes de Língua Portuguesa e Matemática devem estar presentes no currículo dos 3 anos de Ensino Médio;
- - O foco da Base está no protagonismo do jovem na sociedade, bem como em sua autonomia e no mundo do trabalho.
BNCC: O que é a Base Nacional Comum Curricular e qual é o seu objetivo
Durante o ano de 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi pauta
dos mais importantes debates sobre educação no país. Em trâmite desde
abril, o documento da Base foi homologado pelo Ministério da Educação
(MEC), em sua terceira versão, no dia 20 de dezembro de 2017 para as
etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Em 14 de dezembro de
2018, o documento foi homologado para a etapa do Ensino Médio. Juntas, a
Base da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio integram
um único documento: a BNCC da Educação Básica.
A BNCC dessas duas primeiras etapas será implementada nas escolas a
partir de 2019 (o prazo máximo é até o início do ano letivo de 2020),
mas instituições e sistemas de ensino estão se preparando para a sua
chegada desde já: a começar pela adequação dos currículos, capacitação
da equipe docente e atualização dos materiais e recursos didáticos
utilizados.
Já o prazo para a BNCC do Ensino Médio entrar em vigor também é 2020. No
entanto, as mudanças só atingirão todas as séries desse segmento em
2022, quando as primeiras turmas do novo Ensino Médio se formam.
Afinal, o que é a BNCC?
A Base Nacional Comum Curricular é um documento que determina as
competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens
essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da
educação básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A
BNCC também determina que essas competências, habilidades e conteúdos
devem ser os mesmos, independentemente de onde as crianças, os
adolescentes e os jovens moram ou estudam.
A Base não deve ser vista como um currículo, mas como um conjunto de
orientações que irá nortear as equipes pedagógicas na elaboração dos
currículos locais. Esse documento deve ser seguido tanto por escolas
públicas quanto particulares.
Clicando neste link, você pode conhecer o documento completo da BNCC.
De que forma a BNCC está relacionada com…
A Constituição, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE)
A criação de uma base comum para a Educação Básica está prevista desde
1988, a partir da promulgação da Constituição Cidadã. Em 1996, a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) reforçou a sua
necessidade, mas somente em 2014 a criação da Base Nacional Comum
Curricular foi definida como meta pelo Plano Nacional de Educação (PNE).
Os Currículos Estaduais, Municipais e o Projeto Político Pedagógico das escolas
Reforçamos anteriormente que a Base não deve ser entendida como sinônimo
de currículo, mas ela está intimamente ligada à construção dos
Currículos Estaduais e Municipais, bem como ao Projeto Político
Pedagógico e ao currículo das escolas. As equipes pedagógicas devem
trabalhar na reestruturação dos seus currículos, tomando como norte os
preceitos estabelecidos na BNCC.
Qual é o objetivo da BNCC?
A criação de uma Base Nacional Comum Curricular tem o objetivo de
garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de
conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas
públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país. Dessa forma,
espera-se reduzir as desigualdades educacionais existentes no Brasil,
nivelando e, o mais importante, elevando a qualidade do ensino.
A Base também tem como objetivo formar estudantes com habilidades e
conhecimentos considerados essenciais para o século XXI, incentivando a
modernização dos recursos e das práticas pedagógicas e promovendo a
atualização do corpo docente das instituições de ensino.
Como funciona a orientação por competências?
Para assegurar os direitos de aprendizagem dos estudantes da Educação
Básica, a Base Nacional Comum Curricular foi estruturada em
competências. Mas o que são consideradas competências? Para a BNCC,
competência é a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e
valores para resolver questões do cotidiano, do mundo do trabalho e para
exercer a cidadania.
Ou seja, é por meio dessas competências que os estudantes desenvolvem as
habilidades e aprendizagens essenciais estabelecidas pela Base. Ao todo
foram estipuladas 10 competências gerais para a etapa da Educação
Básica:
1. Conhecimento;
2. Pensamento científico, crítico e criativo;
3. Repertório cultural;
4. Comunicação;
5. Cultura digital;
6. Trabalho e projeto de vida;
7. Argumentação;
8. Autoconhecimento e autocuidado;
9. Empatia e cooperação;
10. Responsabilidade e cidadania.
1. Conhecimento;
2. Pensamento científico, crítico e criativo;
3. Repertório cultural;
4. Comunicação;
5. Cultura digital;
6. Trabalho e projeto de vida;
7. Argumentação;
8. Autoconhecimento e autocuidado;
9. Empatia e cooperação;
10. Responsabilidade e cidadania.
O que é a parte diversificada da BNCC?
A BNCC é dividida entre a Base Comum e a parte diversificada. O objetivo
da segunda parte é enriquecer e complementar a parte comum. A ideia é
inserir novos conteúdos aos currículos que estejam de acordo com as
competências estabelecidas pela BNCC e também com a realidade local de
cada escola.
É importante lembrar que a Base Comum deve ser contemplada, em sua
totalidade, nos currículos escolares, enquanto a parte diversificada
pode corresponder a até 40% dos conteúdos.
Como implementar a BNCC em minha escola?
A partir do ano letivo de 2019, a BNCC da Educação Infantil e Ensino
Fundamental começará a ser implementada em todo país. Os sistemas de
ensino e escolas já estão se atualizando e se preparando para receber a
Base. Mas como implementá-la?
O primeiro passo é reelaborar o currículo escolar e revisar o Projeto
Político Pedagógico da instituição. Além disso, nesse processo é mais do
que essencial promover a formação continuada do corpo docente e a
comunicação clara com os pais e a comunidade escolar.
Nesse contexto, a atualização dos materiais didáticos é imprescindível
para se adequar às orientações da BNCC. A melhor maneira de atualizá-los
pode ser por meio de parceria com um Sistema de Ensino.
A BNCC da Educação Básica por segmentos
A Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica é formada por três
segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Educação Infantil
- - Foi homologada em dezembro de 2017 e deve ser implementada em todas escolas do país até 2020;
- - A organização da Base ocorre por 6 direitos de aprendizagem em 5 campos de experiências, relacionados às 10 competências gerais da BNCC;
- - Seus eixos estruturais são o brincar e o interagir;
- - É focada no desenvolvimento da oralidade e da escrita.
Ensino Fundamental
- - Assim como a Base da Educação Infantil, o documento do Ensino Fundamental foi homologado em dezembro de 2017 e a Base deve ser implementada em todas escolas do país até 2020;
- - A alfabetização deve acontecer nos 2 primeiros anos do Ensino Fundamental;
- - No componente curricular de História, o ensino deve seguir a cronologia de fatos e acontecimentos;
- - O ensino da Língua Inglesa se torna obrigatório a partir do 6º ano.
Ensino Médio
- - Aprovada pelo CNE em 4 de dezembro de 2018;
- - Homologada em 14 de dezembro de 2018 pelo ministro da Educação;
- - Os componentes de Língua Portuguesa e Matemática devem estar presentes no currículo dos 3 anos de Ensino Médio;
- - O foco da Base está no protagonismo do jovem na sociedade, bem como em sua autonomia e no mundo do trabalho.
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