Assim
como os adultos, as crianças têm sua individualidade e comportamentos
próprios. Logo, é essencial que gestores e educadores saibam trabalhar a diversidade na sala de aula. Planejar atividades
para alunos com dificuldades de concentração é uma excelente maneira de
reconhecer as diferenças e respeitar o tempo de formação de cada aluno.
Várias
práticas podem ser propostas na forma de jogos, exercícios e
brincadeiras dinâmicas, a fim de atrair a atenção das turmas e
potencializar o aprendizado. Neste artigo, vamos falar sobre as causas
da dificuldade de concentração e dar 8 dicas de atividades para
contorná-las.
Fatores que prejudicam a concentração dos alunos
Algumas crianças têm mais facilidade que outras para manter o foco em
determinada tarefa. As distrações na escola são causadas por diversos
fatores, como ruídos dentro e fora da sala, sons de dispositivos ou
conversas com os próprios colegas. Muitas vezes, não se trata de
algo impossível de resolver.
No entanto, há crianças com dificuldade de aprendizado de natureza
neurobiológica, a exemplo dos alunos que têm Transtorno de Déficit de
Atenção com Hiperatividade (TDAH). Nesses casos, o rendimento escolar
pode ser menor devido à facilidade de distração, constante agitação
e falta de paciência.
Mesmo que enfrentem obstáculos para se adaptar ao ambiente escolar,
as crianças com TDAH ou problemas de aprendizagem podem acompanhar
seus colegas. A escola deve adaptar as aulas para torná-las mais
estimulantes, incorporando técnicas que colaborem para esse objetivo
e garantindo a acessibilidade na escola.
Uma boa aula deve envolver os alunos em práticas que melhoram a
capacidade de concentração. Para ajudar a fazer isso de forma
eficiente, preparamos uma lista com atividades para desenvolver na
educação infantil com esse objetivo.
8 atividades para alunos com dificuldades de concentração
Na lista a seguir selecionamos atividades para alunos com dificuldades
de concentração que contribuem para uma prática inclusiva na escola
infantil:
1. Exercícios de raciocínio
Tarefas que exigem pensamento, planejamento e memorização são excelentes
para treinar e fortalecer a concentração do público infantil. Como
exemplo de exercícios de raciocínio estão os jogos de cartas, palavras
cruzadas, memória e quebra-cabeças. A variação é interessante para
trabalhar com números, palavras e imagens.
2. Jogos com sequenciamento
Sequenciar alguma coisa demanda muita concentração. Assim, o professor
pode propor jogos que envolvem cumprir determinada ordem ou lista. Vale
sugerir que os alunos sigam uma receita de bolo, organizem uma mesa de
refeições (com toalha, copos, pratos e talheres nos devidos lugares)
ou que distribuam as letras do alfabeto em fileiras.
3. Desafios pessoais
As famosas “Estátua” e “Morto ou Vivo” são ótimas atividades para alunos
com dificuldades de concentração porque propõem desafios pessoais às
crianças. Na primeira o objetivo é permanecer imóvel durante o tempo
estipulado pelo professor.
A segunda é mais dinâmica: ao comando da palavra “morto” a turma
deve agachar, e ao ouvir o termo “vivo” deve ficar em pé. Ambos os
desafios fortalecem a conexão entre corpo e mente e melhoram o foco.
4. Captura de detalhes
Essa atividade exige olhar atento dos alunos porque consiste em desenhar
ou escrever o máximo de elementos encontrados na sala. Antes, o
professor deve entregar uma folha e lápis para cada criança e, em
seguida, citar uma letra do alfabeto.
A partir daí a turma deve reparar em todos os detalhes do ambiente para
encontrar objetos com nomes que começam com a letra escolhida. Em séries
com alunos que já sabem escrever, essa brincadeira pode ser útil
no processo de avaliação da escrita da criança.
5. Esboço de textos e desenhos
Estimular as crianças a fazerem seus próprios esboços é uma boa forma de
manter o foco. O motivo é simples: ao estruturar apenas as principais
palavras de um texto ou começar a base de um desenho, o aluno não se
preocupa em deixar o trabalho perfeito na primeira tentativa.
Com um ou mais modelos de esboço, é possível montar uma frase ou
adicionar figuras no papel aos poucos. Esse processo dividido em etapas
se torna mais divertido e estimulante para a turma, que aprende
a aprimorar seus trabalhos.
6. Troca de pessoas
Para começar o professor deve organizar a turma em círculo, com todos em
pé. Em seguida, basta pedir que os alunos observem seus colegas
atentamente, a fim de memorizar a posição de cada um na roda.
Uma criança sai da sala para que dois alunos troquem de lugar. Ao
retornar, a criança que estava fora deve tentar adivinhar qual foi a
dupla que fez a troca. Por trabalhar a motricidade, orientação espacial
e lateralidade, a brincadeira de troca está entre as melhores
atividades para alunos com dificuldades de concentração.
7. Música e leituras em voz alta
Algumas crianças tendem a aprender melhor ao lerem em voz alta ou quando
escutam outra pessoa lendo. Pensando nisso, vale incluir livros de
áudio nos planos de aula para variar as atividades e atrair a atenção
para a história contada.
Os sons também podem contribuir durante as brincadeiras que envolvem
movimento, como a dança das cadeiras. Nesses casos, é interessante que o
professor utilize músicas conhecidas pelas crianças para que elas
demonstrem interesse na atividade.
8. Teatrinho e faz de conta
Crianças distraídas podem passar a aula toda desenhando personagens ou
imaginando situações que não têm a ver com o conteúdo abordado. Logo, o
professor pode abrir alguns espaços para que os alunos explorem a
criatividade e compartilhem o que estão sentindo.
Uma boa maneira de fazer isso é montar cenários para teatros e
brincadeiras de faz de conta. Nesses momentos as crianças podem imitar
animais, super-heróis, desenhos animados e até pessoas. É uma excelente
forma de interagir com os pequenos e descontrair entre aulas mais
quietas.
Agora que você conhece as possibilidades, está na hora de testá-las e
ver quais dão certo na sua escola. Tenha em mente que as atividades para
alunos com dificuldades de concentração não acabam aqui. Aproveite as
ideias para planejar e encontrar as opções preferidas pelos alunos.
Assim
como os adultos, as crianças têm sua individualidade e comportamentos
próprios. Logo, é essencial que gestores e educadores saibam trabalhar a diversidade na sala de aula. Planejar atividades
para alunos com dificuldades de concentração é uma excelente maneira de
reconhecer as diferenças e respeitar o tempo de formação de cada aluno.
Várias
práticas podem ser propostas na forma de jogos, exercícios e
brincadeiras dinâmicas, a fim de atrair a atenção das turmas e
potencializar o aprendizado. Neste artigo, vamos falar sobre as causas
da dificuldade de concentração e dar 8 dicas de atividades para
contorná-las.
Fatores que prejudicam a concentração dos alunos
Algumas crianças têm mais facilidade que outras para manter o foco em
determinada tarefa. As distrações na escola são causadas por diversos
fatores, como ruídos dentro e fora da sala, sons de dispositivos ou
conversas com os próprios colegas. Muitas vezes, não se trata de
algo impossível de resolver.
No entanto, há crianças com dificuldade de aprendizado de natureza
neurobiológica, a exemplo dos alunos que têm Transtorno de Déficit de
Atenção com Hiperatividade (TDAH). Nesses casos, o rendimento escolar
pode ser menor devido à facilidade de distração, constante agitação
e falta de paciência.
Mesmo que enfrentem obstáculos para se adaptar ao ambiente escolar,
as crianças com TDAH ou problemas de aprendizagem podem acompanhar
seus colegas. A escola deve adaptar as aulas para torná-las mais
estimulantes, incorporando técnicas que colaborem para esse objetivo
e garantindo a acessibilidade na escola.
Uma boa aula deve envolver os alunos em práticas que melhoram a
capacidade de concentração. Para ajudar a fazer isso de forma
eficiente, preparamos uma lista com atividades para desenvolver na
educação infantil com esse objetivo.
8 atividades para alunos com dificuldades de concentração
Na lista a seguir selecionamos atividades para alunos com dificuldades
de concentração que contribuem para uma prática inclusiva na escola
infantil:
1. Exercícios de raciocínio
Tarefas que exigem pensamento, planejamento e memorização são excelentes
para treinar e fortalecer a concentração do público infantil. Como
exemplo de exercícios de raciocínio estão os jogos de cartas, palavras
cruzadas, memória e quebra-cabeças. A variação é interessante para
trabalhar com números, palavras e imagens.
2. Jogos com sequenciamento
Sequenciar alguma coisa demanda muita concentração. Assim, o professor
pode propor jogos que envolvem cumprir determinada ordem ou lista. Vale
sugerir que os alunos sigam uma receita de bolo, organizem uma mesa de
refeições (com toalha, copos, pratos e talheres nos devidos lugares)
ou que distribuam as letras do alfabeto em fileiras.
3. Desafios pessoais
As famosas “Estátua” e “Morto ou Vivo” são ótimas atividades para alunos
com dificuldades de concentração porque propõem desafios pessoais às
crianças. Na primeira o objetivo é permanecer imóvel durante o tempo
estipulado pelo professor.
A segunda é mais dinâmica: ao comando da palavra “morto” a turma
deve agachar, e ao ouvir o termo “vivo” deve ficar em pé. Ambos os
desafios fortalecem a conexão entre corpo e mente e melhoram o foco.
4. Captura de detalhes
Essa atividade exige olhar atento dos alunos porque consiste em desenhar
ou escrever o máximo de elementos encontrados na sala. Antes, o
professor deve entregar uma folha e lápis para cada criança e, em
seguida, citar uma letra do alfabeto.
A partir daí a turma deve reparar em todos os detalhes do ambiente para
encontrar objetos com nomes que começam com a letra escolhida. Em séries
com alunos que já sabem escrever, essa brincadeira pode ser útil
no processo de avaliação da escrita da criança.
5. Esboço de textos e desenhos
Estimular as crianças a fazerem seus próprios esboços é uma boa forma de
manter o foco. O motivo é simples: ao estruturar apenas as principais
palavras de um texto ou começar a base de um desenho, o aluno não se
preocupa em deixar o trabalho perfeito na primeira tentativa.
Com um ou mais modelos de esboço, é possível montar uma frase ou
adicionar figuras no papel aos poucos. Esse processo dividido em etapas
se torna mais divertido e estimulante para a turma, que aprende
a aprimorar seus trabalhos.
6. Troca de pessoas
Para começar o professor deve organizar a turma em círculo, com todos em
pé. Em seguida, basta pedir que os alunos observem seus colegas
atentamente, a fim de memorizar a posição de cada um na roda.
Uma criança sai da sala para que dois alunos troquem de lugar. Ao
retornar, a criança que estava fora deve tentar adivinhar qual foi a
dupla que fez a troca. Por trabalhar a motricidade, orientação espacial
e lateralidade, a brincadeira de troca está entre as melhores
atividades para alunos com dificuldades de concentração.
7. Música e leituras em voz alta
Algumas crianças tendem a aprender melhor ao lerem em voz alta ou quando
escutam outra pessoa lendo. Pensando nisso, vale incluir livros de
áudio nos planos de aula para variar as atividades e atrair a atenção
para a história contada.
Os sons também podem contribuir durante as brincadeiras que envolvem
movimento, como a dança das cadeiras. Nesses casos, é interessante que o
professor utilize músicas conhecidas pelas crianças para que elas
demonstrem interesse na atividade.
8. Teatrinho e faz de conta
Crianças distraídas podem passar a aula toda desenhando personagens ou
imaginando situações que não têm a ver com o conteúdo abordado. Logo, o
professor pode abrir alguns espaços para que os alunos explorem a
criatividade e compartilhem o que estão sentindo.
Uma boa maneira de fazer isso é montar cenários para teatros e
brincadeiras de faz de conta. Nesses momentos as crianças podem imitar
animais, super-heróis, desenhos animados e até pessoas. É uma excelente
forma de interagir com os pequenos e descontrair entre aulas mais
quietas.
Agora que você conhece as possibilidades, está na hora de testá-las e
ver quais dão certo na sua escola. Tenha em mente que as atividades para
alunos com dificuldades de concentração não acabam aqui. Aproveite as
ideias para planejar e encontrar as opções preferidas pelos alunos.
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