PLANO ANUAL DO PRÉ - JARDIM I
PORTUGUÊS
OBJETIVO:
1. Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora;
2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim);
3. Desenvolver Orientação espacial.
CONTEÚDO:
► Coordenação viso-motora:
1. Desenho livre;
2. Labirinto;
3. Pintura;
4. Recorte e colagem;
5. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
► Percepção visual:
1. Cor;
2. Forma;
3. Tamanho;
4. Detalhes;
5. Complementação de figuras;
6. Letras (a, e, i, o, u);
• Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.
• Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, alto, baixo, perto e longe.
METODOLOGIA:
Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas. Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas.
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
MATEMÁTICA
OBJETIVO:
Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.
CONTEÚDO:
► Estruturas lógicas:
1. Discriminação (semelhanças e diferenças);
2. Comparação;
3. Identificação;
4. Conjuntos;
5. Correspondência;
6. Cores.
• Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
• Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
► Medidas:
1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino);
2. Distância entre os objetos (longe, perto);
3. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa);
4. Massa (leve, pesado);
5. Temperatura (quente, frio);
6. Som (alto, baixo);
7. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).
METODOLOGIA:
• Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.
• Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.
• Através de material concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO:
1. Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa;
2. Desenvolver socialização;
3. Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito;
4. Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país;
5. Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país;
6. Estimular o reconhecimento da história brasileira.
CONTEÚDO:
• Eu/Família/Casa;
• Escola;
• Meios de Transporte/Trânsito;
• Meios de Comunicação;
• Profissões.
► Datas Comemorativas:
1. Carnaval;
2. Páscoa;
3. Dia Nacional do Livro Infantil;
4. Dia do Índio;
5. Dia do Trabalho;
6. Dia das Mães;
7. São João;
8. Dia dos Pais;
9. Dia do Soldado;
10. Folclore;
11. Independência;
12. Dia da Árvore;
13. Primavera;
14. Semana do Trânsito;
15. Dia das Crianças;
16. Proclamação da República;
17. Natal e outros.
METODOLOGIA:
Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO:
• Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo;
• Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura;
• Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo;
• Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos;
• Nomear e reconhecer diferentes animais.
CONTEÚDO:
. O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
. A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).
METODOLOGIA:
• Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança;
• Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor.
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO:
• Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança;
• Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata;
• Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO:
• Artes: desenho livre e pintura;
• Sucata;
• Argila e massinha.
METODOLOGIA:
• Utilização de lápis, pincéis, cola;
• Com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios;
• Material de sucata e criatividade do professor;
• Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS:
• Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.;
• Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.;
• Permitir que a criança seja independente;
• Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos;
• Levar a criança a brincar com os outros do grupo;
• Fazer com que a criança não fixe em um único colega;
• Mantê-la ocupada;
• Levar a criança a participar das atividades de grupo.
ARTE COM MINGAU
IDADE: De 8 meses a 1 ano e meio.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL: Maisena, corante alimentar e água.
OBJETIVO: Interagir com o espaço.
PREPARAÇÃO: Em uma panela, dissolva uma colher de sopa de maisena para cada copo de água. A quantidade é de acordo com o número de crianças ou o tamanho do espaço onde a atividade será realizada. Coloque pitada de corante até a mistura ficar com a cor que você deseja. Leve-a ao fogo e mexa até que se transforme em um mingau. Deixe esfriar. Avise os pais para mandarem roupas velhas no dia da brincadeira.Espalhe a mistura no chão da sala onde as crianças vão brincar. Deixe-as andar, engatinhar e rolar sobre o mingau, interagindo com o espaço. Atenção para que todos se divirtam e ninguém se machuque. Incentive as várias possibilidades de movimento.
PLANO ANUAL DO PRÉ - JARDIM I
PORTUGUÊS
OBJETIVO:
1. Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora;
2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim);
3. Desenvolver Orientação espacial.
CONTEÚDO:
► Coordenação viso-motora:
1. Desenho livre;
2. Labirinto;
3. Pintura;
4. Recorte e colagem;
5. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
► Percepção visual:
1. Cor;
2. Forma;
3. Tamanho;
4. Detalhes;
5. Complementação de figuras;
6. Letras (a, e, i, o, u);
• Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.
• Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, alto, baixo, perto e longe.
METODOLOGIA:
Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas. Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas.
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
MATEMÁTICA
OBJETIVO:
Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.
CONTEÚDO:
► Estruturas lógicas:
1. Discriminação (semelhanças e diferenças);
2. Comparação;
3. Identificação;
4. Conjuntos;
5. Correspondência;
6. Cores.
• Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
• Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
► Medidas:
1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino);
2. Distância entre os objetos (longe, perto);
3. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa);
4. Massa (leve, pesado);
5. Temperatura (quente, frio);
6. Som (alto, baixo);
7. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).
METODOLOGIA:
• Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.
• Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.
• Através de material concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO:
1. Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa;
2. Desenvolver socialização;
3. Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito;
4. Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país;
5. Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país;
6. Estimular o reconhecimento da história brasileira.
CONTEÚDO:
• Eu/Família/Casa;
• Escola;
• Meios de Transporte/Trânsito;
• Meios de Comunicação;
• Profissões.
► Datas Comemorativas:
1. Carnaval;
2. Páscoa;
3. Dia Nacional do Livro Infantil;
4. Dia do Índio;
5. Dia do Trabalho;
6. Dia das Mães;
7. São João;
8. Dia dos Pais;
9. Dia do Soldado;
10. Folclore;
11. Independência;
12. Dia da Árvore;
13. Primavera;
14. Semana do Trânsito;
15. Dia das Crianças;
16. Proclamação da República;
17. Natal e outros.
METODOLOGIA:
Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO:
• Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo;
• Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura;
• Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo;
• Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos;
• Nomear e reconhecer diferentes animais.
CONTEÚDO:
. O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
. A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).
METODOLOGIA:
• Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança;
• Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor.
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO:
• Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança;
• Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata;
• Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO:
• Artes: desenho livre e pintura;
• Sucata;
• Argila e massinha.
METODOLOGIA:
• Utilização de lápis, pincéis, cola;
• Com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios;
• Material de sucata e criatividade do professor;
• Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS:
• Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.;
• Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.;
• Permitir que a criança seja independente;
• Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos;
• Levar a criança a brincar com os outros do grupo;
• Fazer com que a criança não fixe em um único colega;
• Mantê-la ocupada;
• Levar a criança a participar das atividades de grupo.
ARTE COM MINGAU
IDADE: De 8 meses a 1 ano e meio.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL: Maisena, corante alimentar e água.
OBJETIVO: Interagir com o espaço.
PREPARAÇÃO: Em uma panela, dissolva uma colher de sopa de maisena para cada copo de água. A quantidade é de acordo com o número de crianças ou o tamanho do espaço onde a atividade será realizada. Coloque pitada de corante até a mistura ficar com a cor que você deseja. Leve-a ao fogo e mexa até que se transforme em um mingau. Deixe esfriar. Avise os pais para mandarem roupas velhas no dia da brincadeira.Espalhe a mistura no chão da sala onde as crianças vão brincar. Deixe-as andar, engatinhar e rolar sobre o mingau, interagindo com o espaço. Atenção para que todos se divirtam e ninguém se machuque. Incentive as várias possibilidades de movimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário