TDAH: CONHEÇA AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA SALA DE AULA

Você com certeza já conhece sobre o TDAH, mas quando o assunto é na prática, você sabe quais são as principais estratégias para a memória sustentada?
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma das causas de dificuldade de aprendizado neurobiológica mais comum durante a infância. Ocorre em cerca de 6 a 10% das crianças e pode causar grandes prejuízos no desenvolvimento escolar e na aprendizagem da leitura, escrita e matemática, se não diagnosticado rapidamente.
Por saber da importância desse conhecimento, hoje em nosso Blog trouxemos este conteúdo com estratégias para sala de aula e atividades lúdicas que vão te auxiliar no processo de ensino/aprendizagem nos seus alunos com TDAH.
TDAH: CONHEÇA AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA SALA DE AULA
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma das causas de dificuldade de aprendizado neurobiológica mais comum durante a infância. Ocorre em cerca de 6 a 10% das crianças e pode causar grandes prejuízos no desenvolvimento escolar e na aprendizagem da leitura, escrita e matemática, se não diagnosticado rapidamente.
Esta criança tem dificuldade de memorização de sequências, não percebe detalhes, voltam nos mesmos erros, desorganizam-se sempre, esquecem as tarefas, perdem-se nos acontecimentos paralelos de determinada tarefa, no passo-a-passo de fórmulas e conceitos das tarefas mais monótonas e decorativas.
O papel das relações interpessoais entre professor e seus alunos e entre aluno e aluno é importante para o aprendizado, pois é nas constantes interações que  as  formas  psicológicas mais  sofisticadas  emergem da  vida  social,  pois  a  criança  aprende  mediante  seu  desejo  e incentivo  o  qual  irá  reproduzir  seus  comportamentos  a  partir  dos  estímulos  que  lhes  foram disponibilizados com a intenção de composições para seu repertório de ações/reações.
ALGUMAS ESTRATÉGIAS QUE PODE AJUDAR NA PRATICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
Com uma atividade  atrativa  é  possível  fazer  com  que  a  criança  aumente  o  nível  de atenção,   oportunizando   o   mesmo   buscar   meios   de   resolução   do   problema   por   meios direcionamentos pré-estabelecidas pelo professor, com isso fica evidente que o professor deve coordenar os processos pedagógicos fazendo com que todos participam e consigam o sucesso escolar,  pensando  no  sucesso  escolar  dos  alunos  com  déficit  de atenção.
Exercícios Lúdicos para a criança com Déficit de Atenção
1- Mar e terra:
É desenhada no chão uma linha ou pode ser feita com fita adesiva.
Pede-se às crianças que se coloquem à esquerda da linha e dizemos a elas: agora vocês estão no mar…. Onde vocês estão? As crianças respondem: no mar. O professor continuará dizendo: quando eu disser terra todos devem pular para o outro lado. Os pés devem estar juntos no mesmo local. Então o professor irá dizendo terra, mar, terra, mar, terra, terra etc. Os que se equivocam vão sendo eliminados.
Obs: Nesta atividade poderá ser trabalhada a motricidade, lateralidade e déficit de atenção dos alunos.
Quem enxerga melhor
Cada criança tem papel e lápis. O professor deve dizer uma letra do alfabeto e as crianças devem escrever o maior número de objetos que estejam na sala e que comecem com essa letra. Este jogo pode ser repetido com cores.
Obs: Trabalhar com séries em que a criança já sabe escrever. Trabalhar as cores e a escrita, assim como o déficit de atenção do aluno.
TÉCNICAS PARA MELHORAR A MEMÓRIA SUSTENTADA
  • Os trabalhos em grupo e a possibilidade de o aluno escolher as atividades nas quais quer participar são elementos que despertam o interesse e a motivação. É preciso ter em vista que cada aluno aprende no seu tempo e que as estratégias deverão respeitar a individualidade e especificidade de cada um.
  • Optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais, computadores, vídeos, DVD, e outros materiais diferenciados como revistas, jornais, livros, etc. A diversidade de materiais pedagógicos aumenta consideravelmente o interesse do aluno nas aulas e, portanto, melhora a atenção sustentada.
  • Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades memoriais: tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos solicitados, usar post-it para fazer lembretes e anotações para que o aluno não esqueça o conteúdo.
  • Etiquetar, iluminar, sublinhar e colorir as partes mais importantes de uma tarefa, texto ou prova.
Dar frequentemente feedback (reforço) positivo. Assinalar os pontos positivos e negativos de forma clara, construtiva, respeitosa. Este monitoramento é importante para o aluno com TDAH, pois permite que ele desenvolva uma percepção do seu próprio desempenho, potencial e capacidade e possa avançar motivado em busca da sua própria superação.
Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, aquele caminho que o professor considera o mais correto, mas é ajudar a pessoa a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade.  É aceitar-se como pessoa e saber aceitar os outros.
É oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher entre muitos caminhos, aquele que for compatível com seus valores, sua visão de mundo e com as circunstâncias adversas que cada um irá encontrar. Educar é preparar para a vida.



Você com certeza já conhece sobre o TDAH, mas quando o assunto é na prática, você sabe quais são as principais estratégias para a memória sustentada?
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma das causas de dificuldade de aprendizado neurobiológica mais comum durante a infância. Ocorre em cerca de 6 a 10% das crianças e pode causar grandes prejuízos no desenvolvimento escolar e na aprendizagem da leitura, escrita e matemática, se não diagnosticado rapidamente.
Por saber da importância desse conhecimento, hoje em nosso Blog trouxemos este conteúdo com estratégias para sala de aula e atividades lúdicas que vão te auxiliar no processo de ensino/aprendizagem nos seus alunos com TDAH.
TDAH: CONHEÇA AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA SALA DE AULA
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma das causas de dificuldade de aprendizado neurobiológica mais comum durante a infância. Ocorre em cerca de 6 a 10% das crianças e pode causar grandes prejuízos no desenvolvimento escolar e na aprendizagem da leitura, escrita e matemática, se não diagnosticado rapidamente.
Esta criança tem dificuldade de memorização de sequências, não percebe detalhes, voltam nos mesmos erros, desorganizam-se sempre, esquecem as tarefas, perdem-se nos acontecimentos paralelos de determinada tarefa, no passo-a-passo de fórmulas e conceitos das tarefas mais monótonas e decorativas.
O papel das relações interpessoais entre professor e seus alunos e entre aluno e aluno é importante para o aprendizado, pois é nas constantes interações que  as  formas  psicológicas mais  sofisticadas  emergem da  vida  social,  pois  a  criança  aprende  mediante  seu  desejo  e incentivo  o  qual  irá  reproduzir  seus  comportamentos  a  partir  dos  estímulos  que  lhes  foram disponibilizados com a intenção de composições para seu repertório de ações/reações.
ALGUMAS ESTRATÉGIAS QUE PODE AJUDAR NA PRATICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
Com uma atividade  atrativa  é  possível  fazer  com  que  a  criança  aumente  o  nível  de atenção,   oportunizando   o   mesmo   buscar   meios   de   resolução   do   problema   por   meios direcionamentos pré-estabelecidas pelo professor, com isso fica evidente que o professor deve coordenar os processos pedagógicos fazendo com que todos participam e consigam o sucesso escolar,  pensando  no  sucesso  escolar  dos  alunos  com  déficit  de atenção.
Exercícios Lúdicos para a criança com Déficit de Atenção
1- Mar e terra:
É desenhada no chão uma linha ou pode ser feita com fita adesiva.
Pede-se às crianças que se coloquem à esquerda da linha e dizemos a elas: agora vocês estão no mar…. Onde vocês estão? As crianças respondem: no mar. O professor continuará dizendo: quando eu disser terra todos devem pular para o outro lado. Os pés devem estar juntos no mesmo local. Então o professor irá dizendo terra, mar, terra, mar, terra, terra etc. Os que se equivocam vão sendo eliminados.
Obs: Nesta atividade poderá ser trabalhada a motricidade, lateralidade e déficit de atenção dos alunos.
Quem enxerga melhor
Cada criança tem papel e lápis. O professor deve dizer uma letra do alfabeto e as crianças devem escrever o maior número de objetos que estejam na sala e que comecem com essa letra. Este jogo pode ser repetido com cores.
Obs: Trabalhar com séries em que a criança já sabe escrever. Trabalhar as cores e a escrita, assim como o déficit de atenção do aluno.
TÉCNICAS PARA MELHORAR A MEMÓRIA SUSTENTADA
  • Os trabalhos em grupo e a possibilidade de o aluno escolher as atividades nas quais quer participar são elementos que despertam o interesse e a motivação. É preciso ter em vista que cada aluno aprende no seu tempo e que as estratégias deverão respeitar a individualidade e especificidade de cada um.
  • Optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais, computadores, vídeos, DVD, e outros materiais diferenciados como revistas, jornais, livros, etc. A diversidade de materiais pedagógicos aumenta consideravelmente o interesse do aluno nas aulas e, portanto, melhora a atenção sustentada.
  • Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades memoriais: tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos solicitados, usar post-it para fazer lembretes e anotações para que o aluno não esqueça o conteúdo.
  • Etiquetar, iluminar, sublinhar e colorir as partes mais importantes de uma tarefa, texto ou prova.
Dar frequentemente feedback (reforço) positivo. Assinalar os pontos positivos e negativos de forma clara, construtiva, respeitosa. Este monitoramento é importante para o aluno com TDAH, pois permite que ele desenvolva uma percepção do seu próprio desempenho, potencial e capacidade e possa avançar motivado em busca da sua própria superação.
Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, aquele caminho que o professor considera o mais correto, mas é ajudar a pessoa a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade.  É aceitar-se como pessoa e saber aceitar os outros.
É oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher entre muitos caminhos, aquele que for compatível com seus valores, sua visão de mundo e com as circunstâncias adversas que cada um irá encontrar. Educar é preparar para a vida.




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