Você com certeza já conhece sobre o TDAH, mas quando o assunto é na
prática, você sabe quais são as principais estratégias para a memória
sustentada?
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma das
causas de dificuldade de aprendizado neurobiológica mais comum durante a
infância. Ocorre em cerca de 6 a 10% das crianças e pode causar grandes
prejuízos no desenvolvimento escolar e na aprendizagem da leitura,
escrita e matemática, se não diagnosticado rapidamente.
Por saber da importância desse conhecimento, hoje em nosso Blog
trouxemos este conteúdo com estratégias para sala de aula e atividades
lúdicas que vão te auxiliar no processo de ensino/aprendizagem nos seus
alunos com TDAH.
TDAH: CONHEÇA AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA SALA DE AULA
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma das
causas de dificuldade de aprendizado neurobiológica mais comum durante a
infância. Ocorre em cerca de 6 a 10% das crianças e pode causar grandes
prejuízos no desenvolvimento escolar e na aprendizagem da leitura,
escrita e matemática, se não diagnosticado rapidamente.
Esta criança tem dificuldade de memorização de sequências, não percebe
detalhes, voltam nos mesmos erros, desorganizam-se sempre, esquecem as
tarefas, perdem-se nos acontecimentos paralelos de determinada tarefa,
no passo-a-passo de fórmulas e conceitos das tarefas mais monótonas e
decorativas.
O papel das relações interpessoais entre professor e seus alunos e entre
aluno e aluno é importante para o aprendizado, pois é nas constantes
interações que as formas psicológicas mais sofisticadas emergem da
vida social, pois a criança aprende mediante seu desejo e
incentivo o qual irá reproduzir seus comportamentos a partir
dos estímulos que lhes foram disponibilizados com a intenção de
composições para seu repertório de ações/reações.
ALGUMAS ESTRATÉGIAS QUE PODE AJUDAR NA PRATICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
Com
uma atividade atrativa é possível fazer com que a criança
aumente o nível de atenção, oportunizando o mesmo buscar
meios de resolução do problema por meios direcionamentos
pré-estabelecidas pelo professor, com isso fica evidente que o professor
deve coordenar os processos pedagógicos fazendo com que todos
participam e consigam o sucesso escolar, pensando no sucesso
escolar dos alunos com déficit de atenção.
Exercícios Lúdicos para a criança com Déficit de Atenção
1- Mar e terra:
É desenhada no chão uma linha ou pode ser feita com fita adesiva.
Pede-se às crianças que se coloquem à esquerda da linha e dizemos a
elas: agora vocês estão no mar…. Onde vocês estão? As crianças
respondem: no mar. O professor continuará dizendo: quando eu disser
terra todos devem pular para o outro lado. Os pés devem estar juntos no
mesmo local. Então o professor irá dizendo terra, mar, terra, mar,
terra, terra etc. Os que se equivocam vão sendo eliminados.
Obs: Nesta atividade poderá ser trabalhada a motricidade, lateralidade e déficit de atenção dos alunos.
Quem enxerga melhor
Cada criança tem papel e lápis. O professor deve dizer uma letra do
alfabeto e as crianças devem escrever o maior número de objetos que
estejam na sala e que comecem com essa letra. Este jogo pode ser
repetido com cores.
Obs: Trabalhar com
séries em que a criança já sabe escrever. Trabalhar as cores e a
escrita, assim como o déficit de atenção do aluno.
TÉCNICAS PARA MELHORAR A MEMÓRIA SUSTENTADA
- Os trabalhos em grupo e a possibilidade de o aluno escolher as atividades nas quais quer participar são elementos que despertam o interesse e a motivação. É preciso ter em vista que cada aluno aprende no seu tempo e que as estratégias deverão respeitar a individualidade e especificidade de cada um.
- Optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais, computadores, vídeos, DVD, e outros materiais diferenciados como revistas, jornais, livros, etc. A diversidade de materiais pedagógicos aumenta consideravelmente o interesse do aluno nas aulas e, portanto, melhora a atenção sustentada.
- Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades memoriais: tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos solicitados, usar post-it para fazer lembretes e anotações para que o aluno não esqueça o conteúdo.
- Etiquetar, iluminar, sublinhar e colorir as partes mais importantes de uma tarefa, texto ou prova.
Dar frequentemente feedback (reforço) positivo. Assinalar os pontos
positivos e negativos de forma clara, construtiva, respeitosa. Este
monitoramento é importante para o aluno com TDAH, pois permite que ele
desenvolva uma percepção do seu próprio desempenho, potencial e
capacidade e possa avançar motivado em busca da sua própria superação.
Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um
caminho, aquele caminho que o professor considera o mais correto, mas é
ajudar a pessoa a tomar consciência de si mesma, dos outros e da
sociedade. É aceitar-se como pessoa e saber aceitar os outros.
É oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher entre
muitos caminhos, aquele que for compatível com seus valores, sua visão
de mundo e com as circunstâncias adversas que cada um irá encontrar.
Educar é preparar para a vida.
Você com certeza já conhece sobre o TDAH, mas quando o assunto é na
prática, você sabe quais são as principais estratégias para a memória
sustentada?
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma das
causas de dificuldade de aprendizado neurobiológica mais comum durante a
infância. Ocorre em cerca de 6 a 10% das crianças e pode causar grandes
prejuízos no desenvolvimento escolar e na aprendizagem da leitura,
escrita e matemática, se não diagnosticado rapidamente.
Por saber da importância desse conhecimento, hoje em nosso Blog
trouxemos este conteúdo com estratégias para sala de aula e atividades
lúdicas que vão te auxiliar no processo de ensino/aprendizagem nos seus
alunos com TDAH.
TDAH: CONHEÇA AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA SALA DE AULA
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma das
causas de dificuldade de aprendizado neurobiológica mais comum durante a
infância. Ocorre em cerca de 6 a 10% das crianças e pode causar grandes
prejuízos no desenvolvimento escolar e na aprendizagem da leitura,
escrita e matemática, se não diagnosticado rapidamente.
Esta criança tem dificuldade de memorização de sequências, não percebe
detalhes, voltam nos mesmos erros, desorganizam-se sempre, esquecem as
tarefas, perdem-se nos acontecimentos paralelos de determinada tarefa,
no passo-a-passo de fórmulas e conceitos das tarefas mais monótonas e
decorativas.
O papel das relações interpessoais entre professor e seus alunos e entre
aluno e aluno é importante para o aprendizado, pois é nas constantes
interações que as formas psicológicas mais sofisticadas emergem da
vida social, pois a criança aprende mediante seu desejo e
incentivo o qual irá reproduzir seus comportamentos a partir
dos estímulos que lhes foram disponibilizados com a intenção de
composições para seu repertório de ações/reações.
ALGUMAS ESTRATÉGIAS QUE PODE AJUDAR NA PRATICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
Com
uma atividade atrativa é possível fazer com que a criança
aumente o nível de atenção, oportunizando o mesmo buscar
meios de resolução do problema por meios direcionamentos
pré-estabelecidas pelo professor, com isso fica evidente que o professor
deve coordenar os processos pedagógicos fazendo com que todos
participam e consigam o sucesso escolar, pensando no sucesso
escolar dos alunos com déficit de atenção.
Exercícios Lúdicos para a criança com Déficit de Atenção
1- Mar e terra:
É desenhada no chão uma linha ou pode ser feita com fita adesiva.
Pede-se às crianças que se coloquem à esquerda da linha e dizemos a
elas: agora vocês estão no mar…. Onde vocês estão? As crianças
respondem: no mar. O professor continuará dizendo: quando eu disser
terra todos devem pular para o outro lado. Os pés devem estar juntos no
mesmo local. Então o professor irá dizendo terra, mar, terra, mar,
terra, terra etc. Os que se equivocam vão sendo eliminados.
Obs: Nesta atividade poderá ser trabalhada a motricidade, lateralidade e déficit de atenção dos alunos.
Quem enxerga melhor
Cada criança tem papel e lápis. O professor deve dizer uma letra do
alfabeto e as crianças devem escrever o maior número de objetos que
estejam na sala e que comecem com essa letra. Este jogo pode ser
repetido com cores.
Obs: Trabalhar com
séries em que a criança já sabe escrever. Trabalhar as cores e a
escrita, assim como o déficit de atenção do aluno.
TÉCNICAS PARA MELHORAR A MEMÓRIA SUSTENTADA
- Os trabalhos em grupo e a possibilidade de o aluno escolher as atividades nas quais quer participar são elementos que despertam o interesse e a motivação. É preciso ter em vista que cada aluno aprende no seu tempo e que as estratégias deverão respeitar a individualidade e especificidade de cada um.
- Optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais, computadores, vídeos, DVD, e outros materiais diferenciados como revistas, jornais, livros, etc. A diversidade de materiais pedagógicos aumenta consideravelmente o interesse do aluno nas aulas e, portanto, melhora a atenção sustentada.
- Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades memoriais: tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos solicitados, usar post-it para fazer lembretes e anotações para que o aluno não esqueça o conteúdo.
- Etiquetar, iluminar, sublinhar e colorir as partes mais importantes de uma tarefa, texto ou prova.
Dar frequentemente feedback (reforço) positivo. Assinalar os pontos
positivos e negativos de forma clara, construtiva, respeitosa. Este
monitoramento é importante para o aluno com TDAH, pois permite que ele
desenvolva uma percepção do seu próprio desempenho, potencial e
capacidade e possa avançar motivado em busca da sua própria superação.
Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um
caminho, aquele caminho que o professor considera o mais correto, mas é
ajudar a pessoa a tomar consciência de si mesma, dos outros e da
sociedade. É aceitar-se como pessoa e saber aceitar os outros.
É oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher entre
muitos caminhos, aquele que for compatível com seus valores, sua visão
de mundo e com as circunstâncias adversas que cada um irá encontrar.
Educar é preparar para a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário