Origem Na Antiguidade, os gregos e romanos já simulavam situações reais, principalmente cenas de combate.
Por que propor Para a turma experimentar e explorar o mundo e as convenções sociais vivendo situações com as quais estão acostumadas ou não.
Como enriquecer o brincar
■ Divida o ambiente usando varais com tecidos coloridos para os pequenos passarem entre eles.
■ Convide a criançada a montar diferentes kits de jogos simbólicos específicos, como navio pirata e show de calouros.
■ Agende visitas a locais que podem inspirar a brincadeira ou mostre vídeos que os retratem, como um consultório médico e uma lanchonete.
■ Registre as falas dos pequenos para encaminhar intervenções em outros momentos e aprimorar o jogo simbólico.
O erro mais comum
■ Interpretar as situações que as crianças criam. Nem tudo é uma expressão da realidade e do cotidiano delas.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincadeiras-faz-conta-613198.shtml
Origem Na Antiguidade, os gregos e romanos já simulavam situações reais, principalmente cenas de combate.
Por que propor Para a turma experimentar e explorar o mundo e as convenções sociais vivendo situações com as quais estão acostumadas ou não.
Como enriquecer o brincar
■ Divida o ambiente usando varais com tecidos coloridos para os pequenos passarem entre eles.
■ Convide a criançada a montar diferentes kits de jogos simbólicos específicos, como navio pirata e show de calouros.
■ Agende visitas a locais que podem inspirar a brincadeira ou mostre vídeos que os retratem, como um consultório médico e uma lanchonete.
■ Registre as falas dos pequenos para encaminhar intervenções em outros momentos e aprimorar o jogo simbólico.
O erro mais comum
■ Interpretar as situações que as crianças criam. Nem tudo é uma expressão da realidade e do cotidiano delas.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincadeiras-faz-conta-613198.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário