Qual criança que não gosta de brincar? Acho que não existe… é a fase
mais importante de sua vida, pois com as brincadeiras elas podem se
relacionar.
Brincar não é apenas brincar, é aprender com cada dia e momento juntos. É
na brincadeira que se desenvolve é tão importante para a criança como
trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa, e lhe dá
oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por
isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.
O brincar também tem suas etapas de desenvolvimento. A criança começa a
brincar sozinha, manipulando objetos. Posteriormente, procurará
companheiros para as brincadeiras paralelas (cada um com seu brinquedo).
A partir daí, desenvolverá o conceito de grupo e descobrirá os prazeres
e frustrações de brincar com os outros, crescendo emocionalmente.
Brincar em grupo evita que a criança se desestimule, mesmo quando ainda
não sabe brincar junto. Ela aprende a esperar sua vez e a interagir de
forma mais organizada, respeitando regras e cumprindo normas. Com os
grupos ela aprende que, se não encontrarmos uma forma eficiente de
cooperar uns com os outros, seremos todos prejudicados. A vitória
depende de todos. Aprende-se a ganhar e a perder.
Seja brincar de faz de conta, sozinho, em grupo ou orientado, não
importa, o que importa é que a criança passe por esta fase e se
desenvolva de forma lúdica.
Qual criança que não gosta de brincar? Acho que não existe… é a fase
mais importante de sua vida, pois com as brincadeiras elas podem se
relacionar.
Brincar não é apenas brincar, é aprender com cada dia e momento juntos. É
na brincadeira que se desenvolve é tão importante para a criança como
trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa, e lhe dá
oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por
isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.
O brincar também tem suas etapas de desenvolvimento. A criança começa a
brincar sozinha, manipulando objetos. Posteriormente, procurará
companheiros para as brincadeiras paralelas (cada um com seu brinquedo).
A partir daí, desenvolverá o conceito de grupo e descobrirá os prazeres
e frustrações de brincar com os outros, crescendo emocionalmente.
Brincar em grupo evita que a criança se desestimule, mesmo quando ainda
não sabe brincar junto. Ela aprende a esperar sua vez e a interagir de
forma mais organizada, respeitando regras e cumprindo normas. Com os
grupos ela aprende que, se não encontrarmos uma forma eficiente de
cooperar uns com os outros, seremos todos prejudicados. A vitória
depende de todos. Aprende-se a ganhar e a perder.
Seja brincar de faz de conta, sozinho, em grupo ou orientado, não
importa, o que importa é que a criança passe por esta fase e se
desenvolva de forma lúdica.
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