PLANO DE AULA
CIÊNCIAS - EFEITO ESTUFA - 4º e 5º ANO
Ensino Fundamental
Área do conhecimento: Ciências - Artes - Língua portuguesa
Conteúdos:
- Efeito estufa
- Ilustrar temas
- Produção textual
- Composição visual bidimensional
Objetivos
- Compreender o que é o efeito estufa.
- Fazer uma simulação do efeito estufa.
- Realizar produção textual
Desenvolvimento
O professor pode começar a atividade, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o efeito estufa.
Propor a montagem e execução do experimento, em grupo.
Introdução
Experiencia - Efeito estufa
Material
a)Dois copos com água b)Papel alumínio c)Caixa de sapatos d)Tesoura e)Filme plástico
Montagem
a)Forre o interior da caixa com papel alumínio. b)Coloque um dos copos com água dentro da caixa.
d)Coloque o segundo copo e a caixa sob a luz de uma lâmpada ou sob a luz do sol.
Porque a água que estava dentro da caixa ficou mais quente que a água que ficou fora da caixa?
Ações dos Alunos
Construir o experimento para assim poder refletir sobre as causas e as consequências do efeito estufa.
Resultados
A água que está no copo que ficou dentro da caixa está mais quente.
Conclusões Coletivas
Ao iluminar a caixa, a luz passa pelo filme plástico e se transforma em calor ao atingir a superfície interna. O ar se aquece e como não pode sair da caixa, a temperatura interna da caixa aumenta.
Por esse motivo, a temperatura da água do copo que está dentro da caixa, é maior do que a que está fora.
Discutir o experimento em grupo e anotar as observações.
Os alunos podem produzir cartazes ou maquetes que ilustrem suas conclusões. Dividir os exemplos abaixo em grupos para ilustrações ou confecções de cartazes
Soluções para diminuir o Aquecimento Global
· Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.
· Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.
· Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
· Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.
· Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.
· Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.
· Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.
· Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.
· Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.
· Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.
· Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).
Achei aqui
Atividades
_____________________________________
O que pode ser feito para reduzir os danos do efeito estufa sobre o meio ambiente?
_____________________________________
Quem são os principais emissores de dióxido de carbono?
_____________________________________
Produzir texto tendo como base as explicações, as atividades desenvolvidas, cartazes, maquetes e ainda as charges abaixo:
O que você aprendeu sobre o aquecimento glocal e o efeito estufa?
O que é isso?
Quais as causas?
Como podemos mudar isso?
Atividades extras:
PLANO DE AULA
CIÊNCIAS - EFEITO ESTUFA - 4º e 5º ANO
Ensino Fundamental
Área do conhecimento: Ciências - Artes - Língua portuguesa
Conteúdos:
- Efeito estufa
- Ilustrar temas
- Produção textual
- Composição visual bidimensional
Objetivos
- Compreender o que é o efeito estufa.
- Fazer uma simulação do efeito estufa.
- Realizar produção textual
Desenvolvimento
O professor pode começar a atividade, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o efeito estufa.
Propor a montagem e execução do experimento, em grupo.
Introdução
Experiencia - Efeito estufa
Material
a)Dois copos com água b)Papel alumínio c)Caixa de sapatos d)Tesoura e)Filme plástico
Montagem
a)Forre o interior da caixa com papel alumínio. b)Coloque um dos copos com água dentro da caixa.
d)Coloque o segundo copo e a caixa sob a luz de uma lâmpada ou sob a luz do sol.
Porque a água que estava dentro da caixa ficou mais quente que a água que ficou fora da caixa?
Ações dos Alunos
Construir o experimento para assim poder refletir sobre as causas e as consequências do efeito estufa.
Resultados
A água que está no copo que ficou dentro da caixa está mais quente.
Conclusões Coletivas
Ao iluminar a caixa, a luz passa pelo filme plástico e se transforma em calor ao atingir a superfície interna. O ar se aquece e como não pode sair da caixa, a temperatura interna da caixa aumenta.
Por esse motivo, a temperatura da água do copo que está dentro da caixa, é maior do que a que está fora.
Discutir o experimento em grupo e anotar as observações.
Os alunos podem produzir cartazes ou maquetes que ilustrem suas conclusões. Dividir os exemplos abaixo em grupos para ilustrações ou confecções de cartazes
Soluções para diminuir o Aquecimento Global
· Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.
· Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.
· Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
· Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.
· Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.
· Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.
· Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.
· Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.
· Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.
· Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.
· Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).
Achei aqui
Atividades
_____________________________________
O que pode ser feito para reduzir os danos do efeito estufa sobre o meio ambiente?
_____________________________________
Quem são os principais emissores de dióxido de carbono?
_____________________________________
Produzir texto tendo como base as explicações, as atividades desenvolvidas, cartazes, maquetes e ainda as charges abaixo:
O que você aprendeu sobre o aquecimento glocal e o efeito estufa?
O que é isso?
Quais as causas?
Como podemos mudar isso?
Atividades extras:
Nenhum comentário:
Postar um comentário