PLANO DE AULA CIÊNCIAS - EFEITO ESTUFA - 4º e 5º ANO


PLANO DE AULA
CIÊNCIAS - EFEITO ESTUFA - 4º e 5º ANO
Ensino Fundamental


Área do conhecimento: Ciências - Artes - Língua portuguesa

Conteúdos:

  • Efeito estufa
  • Ilustrar temas
  • Produção textual
  • Composição visual bidimensional


Objetivos

  • Compreender o que é o efeito estufa.
  • Fazer uma simulação do efeito estufa.
  • Realizar produção textual


Desenvolvimento
O professor pode começar a atividade, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o efeito estufa.
Propor a montagem e execução do experimento, em grupo.

Introdução

Experiencia - Efeito estufa

Material
a)Dois copos com água b)Papel alumínio c)Caixa de sapatos d)Tesoura e)Filme plástico


Montagem
a)Forre o interior da caixa com papel alumínio. b)Coloque um dos copos com água dentro da caixa.

c)Tampe a caixa com filme plástico.
 Procedimento
d)Coloque o segundo copo e a caixa sob a luz de uma lâmpada ou sob a luz do sol.


e)Após dez minutos abra a caixa e sinta com o dedo qual dos dois copos está com a água mais quente.

Situação-Problema
Porque a água que estava dentro da caixa ficou mais quente que a água que ficou fora da caixa?

Ações dos Alunos
Construir o experimento para assim poder refletir sobre as causas e as consequências do efeito estufa.

Resultados
A água que está no copo que ficou dentro da caixa está mais quente.

Conclusões Coletivas
Ao iluminar a caixa, a luz passa pelo filme plástico e se transforma em calor ao atingir a superfície interna. O ar se aquece e como não pode sair da caixa, a temperatura interna da caixa aumenta.

Por esse motivo, a temperatura da água do copo que está dentro da caixa, é maior do que a que está fora.


Discutir o experimento em grupo e anotar as observações.

Os alunos podem produzir cartazes  ou maquetes que ilustrem suas conclusões. Dividir os exemplos abaixo em grupos para ilustrações ou confecções de cartazes

Soluções para diminuir o Aquecimento Global

·         Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.

·         Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.

·         Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.

·         Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.

·         Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.

·         Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.

·         Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.

·         Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.

·         Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.

·         Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.

·         Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).






Achei aqui                                          Achei aqui

Atividades
Quais os gases que provocam o efeito estufa?
_____________________________________
O que pode ser feito para reduzir os danos do efeito estufa sobre o meio ambiente?
_____________________________________
Quem são os principais emissores de dióxido de carbono?
_____________________________________

Produzir texto tendo como base as explicações, as atividades desenvolvidas, cartazes, maquetes e ainda as charges abaixo:
O que você aprendeu sobre o aquecimento glocal e o efeito estufa?
O que é isso?
Quais as causas?
Como podemos mudar isso?




Atividades extras:






PLANO DE AULA
CIÊNCIAS - EFEITO ESTUFA - 4º e 5º ANO
Ensino Fundamental


Área do conhecimento: Ciências - Artes - Língua portuguesa

Conteúdos:

  • Efeito estufa
  • Ilustrar temas
  • Produção textual
  • Composição visual bidimensional


Objetivos

  • Compreender o que é o efeito estufa.
  • Fazer uma simulação do efeito estufa.
  • Realizar produção textual


Desenvolvimento
O professor pode começar a atividade, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o efeito estufa.
Propor a montagem e execução do experimento, em grupo.

Introdução

Experiencia - Efeito estufa

Material
a)Dois copos com água b)Papel alumínio c)Caixa de sapatos d)Tesoura e)Filme plástico


Montagem
a)Forre o interior da caixa com papel alumínio. b)Coloque um dos copos com água dentro da caixa.

c)Tampe a caixa com filme plástico.
 Procedimento
d)Coloque o segundo copo e a caixa sob a luz de uma lâmpada ou sob a luz do sol.


e)Após dez minutos abra a caixa e sinta com o dedo qual dos dois copos está com a água mais quente.

Situação-Problema
Porque a água que estava dentro da caixa ficou mais quente que a água que ficou fora da caixa?

Ações dos Alunos
Construir o experimento para assim poder refletir sobre as causas e as consequências do efeito estufa.

Resultados
A água que está no copo que ficou dentro da caixa está mais quente.

Conclusões Coletivas
Ao iluminar a caixa, a luz passa pelo filme plástico e se transforma em calor ao atingir a superfície interna. O ar se aquece e como não pode sair da caixa, a temperatura interna da caixa aumenta.

Por esse motivo, a temperatura da água do copo que está dentro da caixa, é maior do que a que está fora.


Discutir o experimento em grupo e anotar as observações.

Os alunos podem produzir cartazes  ou maquetes que ilustrem suas conclusões. Dividir os exemplos abaixo em grupos para ilustrações ou confecções de cartazes

Soluções para diminuir o Aquecimento Global

·         Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.

·         Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.

·         Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.

·         Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.

·         Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.

·         Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.

·         Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.

·         Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.

·         Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.

·         Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.

·         Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).






Achei aqui                                          Achei aqui

Atividades
Quais os gases que provocam o efeito estufa?
_____________________________________
O que pode ser feito para reduzir os danos do efeito estufa sobre o meio ambiente?
_____________________________________
Quem são os principais emissores de dióxido de carbono?
_____________________________________

Produzir texto tendo como base as explicações, as atividades desenvolvidas, cartazes, maquetes e ainda as charges abaixo:
O que você aprendeu sobre o aquecimento glocal e o efeito estufa?
O que é isso?
Quais as causas?
Como podemos mudar isso?




Atividades extras:






Nenhum comentário:

Postar um comentário