PLANO DE AULA folclore brasileiro 4º e 5º Ano


PLANO DE AULA - FOLCLORE PARA 4º E 5º ANO

ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua portuguesa, Matemática, Artes

CONTEÚDOS:
* Interpretação textual
* Situações problemas com as quatro operações
* Reprodução de obra de arte
* Realizar pesquisa sobre folclore brasileiro

OBJETIVOS
* Fazer com que os alunos compreendam a importância do folclore para a nossa identidade cultural;
* Apresentá-los aos personagens que fazem parte do folclore nacional;
* Mostrar outros componentes do folclore, como danças, comidas típicas, brincadeiras, adivinhações, parlendas, trava-línguas etc;
*  Resolver situações problemas com as quatro operações

DESENVOLVIMENTO

Iniciar a aula com a leitura dos textos abaixo:


Realizar coma turma pesquisas sobre o folclore brasileiro e confeccionar um painel



Feito pelos alunos do 5º Ano Escola  Municipal Professora Etelvina
em Telêmaco Borba - PR



 
Arte feita a obra de Luciano Martins - Futebol

LÍNGUA PORTUGUESA

A Lenda do Saci-Pererê

O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.
Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.   
O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras nas matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal. 
Diz o mito que ele se desloca rapidamente dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro (carapuça) e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”. Este terá o direito de fazer um pedido ao Saci, que deverá realizá-lo.
Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a lenda, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.   
Entre as travessuras preferidas do Saci, podemos citar: esconder brinquedos de crianças, dar nó em crina de cavalos, bagunçar as roupas de cama, derramar sal e açúcar na cozinha, apagar o fogo de fogões à lenha e assustar as pessoas com um forte e estranho assobio.
A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do Brasil. Em volta das fogueiras, os mais velhos contam suas experiências com o saci aos mais novos. Através da cultura oral, o mito vai se perpetuando. Porém, o personagem chegou aos grandes centros urbanos através da literatura, da televisão e das histórias em quadrinhos. 
Achei aqui

Interpretação de texto

1)    Qual é a origem da lenda do Saci?

2)    Qual foi a influencia africana na imagem do Saci? Explique.

3)    Descreva o comportamento do Saci.

4)    Cite as travessuras do Saci.

5)    De que maneira o Saci se locomove?

6)    O que fazer para que o Saci obedeça a seu proprietário?

7)    Como o mito do saci ficou conhecido nos grandes centros urbanos?

8)    Qual é a marca registrada do saci ?

9)    Qual é o dia do saci?



10)  Marque as alternativas abaixo com verdadeiro (V) ou falso (F).

(  ) O Saci ficou com uma perna só porque foi maltratado pelo seu patrão

(  ) O Saci é um grande conhecedor de ervas medicinais

( ) O Saci é um personagem que provavelmente surgiu com os índios, mas depois sofreu influência da cultura africana

(  ) Uma das travessuras do Saci é assustar crianças desobedientes

Achei aqui



MATEMÁTICA FOLCLORE - SITUAÇÕES PROBLEMAS
"Corre cutia, na casa da tia.
Corre cipó, na casa da avó.
Lencinho na mão, caiu no chão.
Moça bonita, do meu coração ...
Um, dois, três!"
A distancia da casa da cutia até a casa da tia é de 360Km, ela correu 155Km, quanto ainda falta para correr?
Raciocínio
Cálculo




Resposta:
"Dedo mindinho,
Seu vizinho,
Pai de todos,
Fura bolo,
Mata piolho."
Um pessoa tem 10 dedos nas mãos e 10 dedos nos pés, quantos dedos tem 15 pessoas?
Raciocínio
Cálculo




Resposta:
"Batatinha quando nasce
se esparrama pelo chão.
Menininha quando dorme
põe a mão no coração."
Na época da colheita, uma fazenda colheu 180K de batatinha na primeira semana, 199 na segunda e 287 na terceira semana. Quantos quilos de batatinha foram colhidos nas  três semanas?
Raciocínio
Cálculo
Resposta:
"Chuva e sol, casamento
de espanhol.
Sol e chuva, casamento
de viúva."
No período de 6 meses choveu no Paraná 1440mm. Qual a média para cada mês?
Raciocínio
Cálculo

Resposta:

FOLCLORE COM ARTES
Dobradura
Ampliar desenho com malha quadriculada

Atividades extras de interpretação de texto:





PLANO DE AULA - FOLCLORE PARA 4º E 5º ANO

ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua portuguesa, Matemática, Artes

CONTEÚDOS:
* Interpretação textual
* Situações problemas com as quatro operações
* Reprodução de obra de arte
* Realizar pesquisa sobre folclore brasileiro

OBJETIVOS
* Fazer com que os alunos compreendam a importância do folclore para a nossa identidade cultural;
* Apresentá-los aos personagens que fazem parte do folclore nacional;
* Mostrar outros componentes do folclore, como danças, comidas típicas, brincadeiras, adivinhações, parlendas, trava-línguas etc;
*  Resolver situações problemas com as quatro operações

DESENVOLVIMENTO

Iniciar a aula com a leitura dos textos abaixo:


Realizar coma turma pesquisas sobre o folclore brasileiro e confeccionar um painel



Feito pelos alunos do 5º Ano Escola  Municipal Professora Etelvina
em Telêmaco Borba - PR



 
Arte feita a obra de Luciano Martins - Futebol

LÍNGUA PORTUGUESA

A Lenda do Saci-Pererê

O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.
Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.   
O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras nas matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal. 
Diz o mito que ele se desloca rapidamente dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro (carapuça) e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”. Este terá o direito de fazer um pedido ao Saci, que deverá realizá-lo.
Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a lenda, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.   
Entre as travessuras preferidas do Saci, podemos citar: esconder brinquedos de crianças, dar nó em crina de cavalos, bagunçar as roupas de cama, derramar sal e açúcar na cozinha, apagar o fogo de fogões à lenha e assustar as pessoas com um forte e estranho assobio.
A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do Brasil. Em volta das fogueiras, os mais velhos contam suas experiências com o saci aos mais novos. Através da cultura oral, o mito vai se perpetuando. Porém, o personagem chegou aos grandes centros urbanos através da literatura, da televisão e das histórias em quadrinhos. 
Achei aqui

Interpretação de texto

1)    Qual é a origem da lenda do Saci?

2)    Qual foi a influencia africana na imagem do Saci? Explique.

3)    Descreva o comportamento do Saci.

4)    Cite as travessuras do Saci.

5)    De que maneira o Saci se locomove?

6)    O que fazer para que o Saci obedeça a seu proprietário?

7)    Como o mito do saci ficou conhecido nos grandes centros urbanos?

8)    Qual é a marca registrada do saci ?

9)    Qual é o dia do saci?



10)  Marque as alternativas abaixo com verdadeiro (V) ou falso (F).

(  ) O Saci ficou com uma perna só porque foi maltratado pelo seu patrão

(  ) O Saci é um grande conhecedor de ervas medicinais

( ) O Saci é um personagem que provavelmente surgiu com os índios, mas depois sofreu influência da cultura africana

(  ) Uma das travessuras do Saci é assustar crianças desobedientes

Achei aqui



MATEMÁTICA FOLCLORE - SITUAÇÕES PROBLEMAS
"Corre cutia, na casa da tia.
Corre cipó, na casa da avó.
Lencinho na mão, caiu no chão.
Moça bonita, do meu coração ...
Um, dois, três!"
A distancia da casa da cutia até a casa da tia é de 360Km, ela correu 155Km, quanto ainda falta para correr?
Raciocínio
Cálculo




Resposta:
"Dedo mindinho,
Seu vizinho,
Pai de todos,
Fura bolo,
Mata piolho."
Um pessoa tem 10 dedos nas mãos e 10 dedos nos pés, quantos dedos tem 15 pessoas?
Raciocínio
Cálculo




Resposta:
"Batatinha quando nasce
se esparrama pelo chão.
Menininha quando dorme
põe a mão no coração."
Na época da colheita, uma fazenda colheu 180K de batatinha na primeira semana, 199 na segunda e 287 na terceira semana. Quantos quilos de batatinha foram colhidos nas  três semanas?
Raciocínio
Cálculo
Resposta:
"Chuva e sol, casamento
de espanhol.
Sol e chuva, casamento
de viúva."
No período de 6 meses choveu no Paraná 1440mm. Qual a média para cada mês?
Raciocínio
Cálculo

Resposta:

FOLCLORE COM ARTES
Dobradura
Ampliar desenho com malha quadriculada

Atividades extras de interpretação de texto:





Nenhum comentário:

Postar um comentário