PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO INFANTIL


SEMANA DE ADAPTAÇÃO E IDENTIDADE

O eu, o outro e o nós 

A identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar a da história pessoal. Sua construção gradativa se dá por meio de interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita e se funde como o outro para diferenciar-se da oposição. (RCNEI, 2001).

OBJETIVO GERAL
De acordo com os profissionais de saúde, as crianças precisam conhecer o mundo por si mesmas, 
Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome. Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e construção de outros valores de vida. Conhecer a história de sua vida e conhecer seus antepassados. 
Adquirir noções de higiene e reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental. Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde e sua vida.
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental, estabelecer uma relação com a sociedade.  Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
Possibilitar que a criança construa a sua identidade, autonomia e se adapte a escola, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária.


CONTEÚDOS:

ARTES VISUAIS 
Ler imagens de diferentes grupos sociais.

IDENTIDADE E AUTONOMIA
Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses;
Brincar;

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA 
Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.
MOVIMENTO
Perceber sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo
MÚSICA 
Ouvir, perceber, imitar, inventar, perceber sentimentos, interpretar.

NATUREZA E SOCIEDADE 
Respeito às diferenças existentes entre os costumes, valores e hábitos das diversas famílias e grupos, e o reconhecimento de semelhanças.

DESENVOLVIMENTO:

SEGUNDA-FEIRA
Ideias para decoração da porta da sala de aula:

 

Acolhida - DINÂMICA - BALÕES  SURPRESA
OBJETIVO: Ler para a criança o conteúdo do balão com frases de boas vindas
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos
MATERIAL:  Um balão colorido com uma das frases de boas vindas para cada aluno

COMO FAZER:
O professor deve colocar previamente uma frase de boas vindas em cada balão vazio.
Cada criança pega um balão, enche e brinca com ele no espaço, explorando seus movimentos;
Ao ouvir o sinal do professor, todos devem estourar um balão e pegar o papel com a frase que havia dentro dele
Ideias para frases:
SEJA BEM VINDO!
É BOM TÊ-LO COMO AMIGO(A)!
QUE POSSAMOS TER UM ÓTIMO ANO JUNTOS!
ESPERO PODER CONTAR COM A SUA AJUDA!
UM ÓTIMO INÍCIO DE AULA!
ESTOU FELIZ QUE VOCÊ ESTEJA AQUI!
QUE VOCÊ POSSA SER UM BOM COMPANHEIRO(A)!
VAMOS TER UM  ANO MARAVILHOSO JUNTOS!
COMO É GOSTOSO ESTAR NO ___ ANO!
SEMPRE SAIBAMOS SER SOLIDÁRIOS UNS COM OS OUTROS!
Como é o meu corpo? Realizar com a turma a atividade oralmente, nomeando cada parte do corpo, depois as crianças ilustrar, cada um a si mesmo.
Atividade:
                                           
TERÇA-FEIRA
Atividade:
Momento de apresentação na roda, para que todos possam se conhecer melhor e conhecer as regras da sala.
Mostre aos alunos a organização da sala, fale dos cuidados com o material e o que irão fazer durante o ano.
Leve para sala atividades divertidas de colagens, massinhas, recortes, pinturas etc.
Organize as carteiras escolares e marque os lugares das crianças com nomes colados ou personalizados do jeito que preferir
Organize crachás para que possam memorizar seus nomes e de seus colegas ou se preferir, faça os crachás junto com a turma?
Como é o meu nome? Convidar os alunos a escrever seu nome com alfabeto móvel e depois montando o crachá.
Achei no imaculada
QUARTA-FEIRA
Acolhida
Para compor os painéis de da sala de aula, convidar as crianças a confeccionar o painel de aniversários da turma.
Fazer fotos (como nos modelos abaixo) colocando os aniversariantes de cada mês.
Atividade:
Fazer uma pintura com balão cheio de ar ou de farinha de trigo. Emendar algumas folhas de papel com durex, encher o balão. Colocar cores diferentes de tinta em pratinhos descartáveis. Deixar a criança melar o balão na tinta e jogá-lo no papel.

 Achei no finleeandme

QUINTA-FEIRA
Acolhida
Atividade: O que eu fiz durante as férias???
Realizar uma roda de conversa com as crianças sobre o tema, depois, convidar a turma para desenhar no óculos de sol algo que represente onde foi, o que fez ou alguma coisa que comeu.
SEXTA-FEIRA
Acolhida
Dia do Brinquedo - momento do livre brincar
Acolhida - DINÂMICA  -  O MESTRE MANDOU
Escolher uma criança para ser o mestre. Ela deverá inventar uma ordem fácil de resolver e todas as outras devem cumpri-las. Por exemplo: “o mestre mandou dar dois pulinhos”. Somente quem realizar a tarefa continua na brincadeira.

EU - MEU ROSTO - MEU NOME
Depois da brincadeira, convidar os pequenos a realizar o auto retrato com desenho livre ou com recorte e colagem.
A cara redonda
Que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca 
pequeno nariz.
Pescoço comprido
E ombros iguais
Chapéu na cabeça
Com laço pra trás.

Cara quadrada
A cara quadrada
que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca
pequeno nariz
Tem duas orelhas
que são bem iguais
E tem um cabelo 

Bonito de mais.





SEMANA DE ADAPTAÇÃO E IDENTIDADE

O eu, o outro e o nós 

A identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar a da história pessoal. Sua construção gradativa se dá por meio de interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita e se funde como o outro para diferenciar-se da oposição. (RCNEI, 2001).

OBJETIVO GERAL
De acordo com os profissionais de saúde, as crianças precisam conhecer o mundo por si mesmas, 
Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome. Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e construção de outros valores de vida. Conhecer a história de sua vida e conhecer seus antepassados. 
Adquirir noções de higiene e reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental. Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde e sua vida.
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental, estabelecer uma relação com a sociedade.  Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
Possibilitar que a criança construa a sua identidade, autonomia e se adapte a escola, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária.


CONTEÚDOS:

ARTES VISUAIS 
Ler imagens de diferentes grupos sociais.

IDENTIDADE E AUTONOMIA
Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses;
Brincar;

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA 
Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.
MOVIMENTO
Perceber sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo
MÚSICA 
Ouvir, perceber, imitar, inventar, perceber sentimentos, interpretar.

NATUREZA E SOCIEDADE 
Respeito às diferenças existentes entre os costumes, valores e hábitos das diversas famílias e grupos, e o reconhecimento de semelhanças.

DESENVOLVIMENTO:

SEGUNDA-FEIRA
Ideias para decoração da porta da sala de aula:

 

Acolhida - DINÂMICA - BALÕES  SURPRESA
OBJETIVO: Ler para a criança o conteúdo do balão com frases de boas vindas
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos
MATERIAL:  Um balão colorido com uma das frases de boas vindas para cada aluno

COMO FAZER:
O professor deve colocar previamente uma frase de boas vindas em cada balão vazio.
Cada criança pega um balão, enche e brinca com ele no espaço, explorando seus movimentos;
Ao ouvir o sinal do professor, todos devem estourar um balão e pegar o papel com a frase que havia dentro dele
Ideias para frases:
SEJA BEM VINDO!
É BOM TÊ-LO COMO AMIGO(A)!
QUE POSSAMOS TER UM ÓTIMO ANO JUNTOS!
ESPERO PODER CONTAR COM A SUA AJUDA!
UM ÓTIMO INÍCIO DE AULA!
ESTOU FELIZ QUE VOCÊ ESTEJA AQUI!
QUE VOCÊ POSSA SER UM BOM COMPANHEIRO(A)!
VAMOS TER UM  ANO MARAVILHOSO JUNTOS!
COMO É GOSTOSO ESTAR NO ___ ANO!
SEMPRE SAIBAMOS SER SOLIDÁRIOS UNS COM OS OUTROS!
Como é o meu corpo? Realizar com a turma a atividade oralmente, nomeando cada parte do corpo, depois as crianças ilustrar, cada um a si mesmo.
Atividade:
                                           
TERÇA-FEIRA
Atividade:
Momento de apresentação na roda, para que todos possam se conhecer melhor e conhecer as regras da sala.
Mostre aos alunos a organização da sala, fale dos cuidados com o material e o que irão fazer durante o ano.
Leve para sala atividades divertidas de colagens, massinhas, recortes, pinturas etc.
Organize as carteiras escolares e marque os lugares das crianças com nomes colados ou personalizados do jeito que preferir
Organize crachás para que possam memorizar seus nomes e de seus colegas ou se preferir, faça os crachás junto com a turma?
Como é o meu nome? Convidar os alunos a escrever seu nome com alfabeto móvel e depois montando o crachá.
Achei no imaculada
QUARTA-FEIRA
Acolhida
Para compor os painéis de da sala de aula, convidar as crianças a confeccionar o painel de aniversários da turma.
Fazer fotos (como nos modelos abaixo) colocando os aniversariantes de cada mês.
Atividade:
Fazer uma pintura com balão cheio de ar ou de farinha de trigo. Emendar algumas folhas de papel com durex, encher o balão. Colocar cores diferentes de tinta em pratinhos descartáveis. Deixar a criança melar o balão na tinta e jogá-lo no papel.

 Achei no finleeandme

QUINTA-FEIRA
Acolhida
Atividade: O que eu fiz durante as férias???
Realizar uma roda de conversa com as crianças sobre o tema, depois, convidar a turma para desenhar no óculos de sol algo que represente onde foi, o que fez ou alguma coisa que comeu.
SEXTA-FEIRA
Acolhida
Dia do Brinquedo - momento do livre brincar
Acolhida - DINÂMICA  -  O MESTRE MANDOU
Escolher uma criança para ser o mestre. Ela deverá inventar uma ordem fácil de resolver e todas as outras devem cumpri-las. Por exemplo: “o mestre mandou dar dois pulinhos”. Somente quem realizar a tarefa continua na brincadeira.

EU - MEU ROSTO - MEU NOME
Depois da brincadeira, convidar os pequenos a realizar o auto retrato com desenho livre ou com recorte e colagem.
A cara redonda
Que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca 
pequeno nariz.
Pescoço comprido
E ombros iguais
Chapéu na cabeça
Com laço pra trás.

Cara quadrada
A cara quadrada
que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca
pequeno nariz
Tem duas orelhas
que são bem iguais
E tem um cabelo 

Bonito de mais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário