PLANO DE AULA - 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - SEQUENCIA DIDÁTICA - DINOSSAUROS
COMPONENTES CURRICULARES
Língua portuguesa
Matemática
Arte
OBJETOS DO CONHECIMENTOS
LÍNGUA PORTUGUESA
Análise linguística/semiótica - (Ortografização)
Reconhecimento da função social, do contexto de produção e de circulação de diferentes gêneros da esfera cotidiana. Memorizar a grafia correta de palavras de uso frequente nas quais as relações fonemagrafema, domínio do sistema alfabético e das convenções ortográficas, de acordo com a norma-padrão
MATEMÁTICA
Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Ler números que estão presentes nos diferentes gêneros textuais e em diferentes contextos, até a ordem das centenas de milhar, para compreender aspectos da realidade social, política, cultural e econômica.
ARTE
Elementos da Linguagem
OBJETIVOS
Agrupamentos e reagrupamentos: dezena, centena, unidade de milhar, dezena de milhar e centena de milhar.
Identificar a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente
Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonemagrafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares, a fim de, progressivamente, adquirir o domínio da ortografia padrão
Realizar composições artísticas, tendo como referência, não como modelo, obras de arte ou objetos artísticos de alguns diferentes períodos (Pré-história à Contemporaneidade, ser a obrigatoriedade de ser linear) para compreender o conceito de bidimensional e tridimensional.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
1º MOMENTO
Observe o número:
47.865
1) Com base nesta informação responda as questões abaixo:
a. Quantas ordens possui este número? ____________________________
b. E quantas classes? ____________________________
c. Quais são os algarismo das unidades simples? ________________________
d. Qual é o algarismo das dezenas de milhar? ____________________________
e. A que classe pertence o algarismo 8? ____________________________
2) Escreva alguns algarismos formados por;
a) Sete dezenas e seis unidades = ____________________________
b) Oito centenas, três dezenas e dois = ____________________________
c) Três unidades de milhar, duas centenas e seis unidades = ____________________________
d) Oito unidades de milhar, cinco centenas, três dezenas e uma unidade =___________________
e) Vinte dezenas de milhar, cinco centenas, três dezenas e nove unidades =_________________
3) Qual é o maior número que podemos criar utilizando os algarismos 5 8 2 0 1 sem repetir nenhum número? ___________________
4) Observe o modelo e continue:
a) 8,5 milhões = 8.500.000
b) R$ 15,5 milhões = _______________
c) 3,7 mil = _______________
d) 4,2 mil = _______________
e) 77,7 milhões = _______________
4) Os “números grandes”, com várias ordens e classes, são muito usados em informações científicas. Os dinossauros começaram a habitar a Terra há cerca de 231.000.000 de anos.
1) Observe o número citado e responda:
a) Quantas ordens tem esse número? _______________
b) Qual é a ordem do número 1? ___________________
c) Qual é o algarismo da 8ª ordem? _________________
d) Quantas classes tem esse número? _______________
e) Como é a decomposição desse número? ___________
f) Como é a leitura desse número? __________________
g) Qual valor posicional do algarismo 3? _______________
2º MOMENTO
Aprendemos que os “números grandes”, com várias ordens e classes, são muito usados em informações científicas. Os dinossauros começaram a habitar a Terra há cerca de 231.000.000 de anos. Agora, leia com atenção o texto e responda:
a) O que significa a palavra dinossauro?
b) Em que período eles viveram?
c) Como se alimentavam?
d) Quando encontraram o primeiro dinossauro brasileiro?
e) Quando foram extintos? Como?
f) O que são fósseis?
TAREFA
Os alunos deverão apresentar os dados coletados para a turma, na forma de seminário.
3º MOMENTO
Convidar a turma a assistir o filme:
Park dos dinossauros.
Na sala de aula, realizar a atividade: DITADO
Tiranossauro rex
Velociraptor
Triceratops
Braquiossauro
Espinossauro
CADERNO DE REGISTRO – DITADO
Os benefícios dos ditados para as crianças: Melhora a atenção, a concentração aumenta, melhora a ortografia, ajuda a melhorar a linguagem, maior capacidade ativa, ajudam a auto-correção, melhora a compreensão auditiva
AGORA QUE VOCÊ JÁ ASSISTIU O FILME PARK DOS DINOSSAUROS, LEU UM TEXTO CIENTÍFICO SOBRE ELE E JÁ CONHECE MAIS SOBRE OS DINOSSAUROS ATRAVÉS DE SUA PESQUISA, É A VEZ DE FAZER UM DINOSSAUROS FIGURATIVAMENTE UTILIZANDO DIFERENTES MATERIAIS ARTÍSTICOS.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da observação ao longo de todo o processo de envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas.
REFERÊNCIAS:
- Livro – ápis Matemática – 5º ano – página 31
Encontrado em:
https://brasilescola.uol.com.br/animais/dinossauros.htm
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/dinossauros.htm
PLANO DE AULA - 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - SEQUENCIA DIDÁTICA - DINOSSAUROS
COMPONENTES CURRICULARES
Língua portuguesa
Matemática
Arte
OBJETOS DO CONHECIMENTOS
LÍNGUA PORTUGUESA
Análise linguística/semiótica - (Ortografização)
Reconhecimento da função social, do contexto de produção e de circulação de diferentes gêneros da esfera cotidiana. Memorizar a grafia correta de palavras de uso frequente nas quais as relações fonemagrafema, domínio do sistema alfabético e das convenções ortográficas, de acordo com a norma-padrão
MATEMÁTICA
Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Ler números que estão presentes nos diferentes gêneros textuais e em diferentes contextos, até a ordem das centenas de milhar, para compreender aspectos da realidade social, política, cultural e econômica.
ARTE
Elementos da Linguagem
OBJETIVOS
Agrupamentos e reagrupamentos: dezena, centena, unidade de milhar, dezena de milhar e centena de milhar.
Identificar a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente
Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonemagrafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares, a fim de, progressivamente, adquirir o domínio da ortografia padrão
Realizar composições artísticas, tendo como referência, não como modelo, obras de arte ou objetos artísticos de alguns diferentes períodos (Pré-história à Contemporaneidade, ser a obrigatoriedade de ser linear) para compreender o conceito de bidimensional e tridimensional.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
1º MOMENTO
Observe o número:
47.865
1) Com base nesta informação responda as questões abaixo:
a. Quantas ordens possui este número? ____________________________
b. E quantas classes? ____________________________
c. Quais são os algarismo das unidades simples? ________________________
d. Qual é o algarismo das dezenas de milhar? ____________________________
e. A que classe pertence o algarismo 8? ____________________________
2) Escreva alguns algarismos formados por;
a) Sete dezenas e seis unidades = ____________________________
b) Oito centenas, três dezenas e dois = ____________________________
c) Três unidades de milhar, duas centenas e seis unidades = ____________________________
d) Oito unidades de milhar, cinco centenas, três dezenas e uma unidade =___________________
e) Vinte dezenas de milhar, cinco centenas, três dezenas e nove unidades =_________________
3) Qual é o maior número que podemos criar utilizando os algarismos 5 8 2 0 1 sem repetir nenhum número? ___________________
4) Observe o modelo e continue:
a) 8,5 milhões = 8.500.000
b) R$ 15,5 milhões = _______________
c) 3,7 mil = _______________
d) 4,2 mil = _______________
e) 77,7 milhões = _______________
4) Os “números grandes”, com várias ordens e classes, são muito usados em informações científicas. Os dinossauros começaram a habitar a Terra há cerca de 231.000.000 de anos.
1) Observe o número citado e responda:
a) Quantas ordens tem esse número? _______________
b) Qual é a ordem do número 1? ___________________
c) Qual é o algarismo da 8ª ordem? _________________
d) Quantas classes tem esse número? _______________
e) Como é a decomposição desse número? ___________
f) Como é a leitura desse número? __________________
g) Qual valor posicional do algarismo 3? _______________
2º MOMENTO
Aprendemos que os “números grandes”, com várias ordens e classes, são muito usados em informações científicas. Os dinossauros começaram a habitar a Terra há cerca de 231.000.000 de anos. Agora, leia com atenção o texto e responda:
a) O que significa a palavra dinossauro?
b) Em que período eles viveram?
c) Como se alimentavam?
d) Quando encontraram o primeiro dinossauro brasileiro?
e) Quando foram extintos? Como?
f) O que são fósseis?
TAREFA
Os alunos deverão apresentar os dados coletados para a turma, na forma de seminário.
3º MOMENTO
Convidar a turma a assistir o filme:
Park dos dinossauros.
Na sala de aula, realizar a atividade: DITADO
Tiranossauro rex
Velociraptor
Triceratops
Braquiossauro
Espinossauro
CADERNO DE REGISTRO – DITADO
Os benefícios dos ditados para as crianças: Melhora a atenção, a concentração aumenta, melhora a ortografia, ajuda a melhorar a linguagem, maior capacidade ativa, ajudam a auto-correção, melhora a compreensão auditiva
AGORA QUE VOCÊ JÁ ASSISTIU O FILME PARK DOS DINOSSAUROS, LEU UM TEXTO CIENTÍFICO SOBRE ELE E JÁ CONHECE MAIS SOBRE OS DINOSSAUROS ATRAVÉS DE SUA PESQUISA, É A VEZ DE FAZER UM DINOSSAUROS FIGURATIVAMENTE UTILIZANDO DIFERENTES MATERIAIS ARTÍSTICOS.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da observação ao longo de todo o processo de envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas.
REFERÊNCIAS:
- Livro – ápis Matemática – 5º ano – página 31
Encontrado em:
https://brasilescola.uol.com.br/animais/dinossauros.htm
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/dinossauros.htm
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