Em
círculo: no centro, dois participantes de quatro (apoio) e olhos
vendados. Colocar em qualquer lugar desconhecido pelos participantes do
centro, um chinelo ou tênis. Estes procuram até encontrar e aquele que o
fizer primeiro, terá o direito de dar umas chineladas em seu
companheiro.
2- Jogo da banana
Vendam-se os olhos de
dois voluntários. Cada qual receberá uma banana descascada. Será
vencedor, aquele que primeiro conseguir enfiar a banana na boca do
adversário.
3- O Limão
Um saquinho de milho é um
limão. Sentados em círculo, o professor com o limão na mão, inicia a
passagem que deve acompanhar o ritmo do canto. O limão, entrou, na roda.
Ele passa de mão em mão. Meu limão. Ele vai, ele vem (bis). Ele ainda
não chegou. Ao dizer a última palavra, o participante que estiver com o
limão na mão, é eliminado ficando no centro da roda batendo palmas no
ritmo musical, e o jogo continua até que haja um vencedor.
4- O pintor cego
Participantes
em fileiras, frente a um quadro negro,mãos atrás das costas. O
professor colocará nas mãos de cada participante um objeto diferente,
dando tempo suficiente para que ele possa identificar. Retirado o objeto
da mão do participante, ele terá que desenhá-lo no quadro com a maior
exatidão possível e em menor tempo.
5- Acertar a bola
Sentados
formando um círculo; no centro, um dos participantes com os olhos
fechados, segurando um bastão. Um escolhido de passe da bola atira-a ao
solo, fazendo ruído. Caberá ao participante do centro, atirando-se pela
queda da bola, localizá-la com o bastão ( que deverá sempre ser
movimentado com a ponta junto ao solo). Quando acertá-la, escolherá
outro companheiro.
6- Círculo de Giz
O animador
desenha um círculo, a giz no chão. Este deverá conter todos os
participantes. A seguir apaga-se as luzes da sala, ordenar que todos
procurem entrar no círculo. Após, acende-se as luzes, quem se encontrar
fora do círculo sai da brincadeira.
7- Concurso de nariz
7- Concurso de nariz
Sentados
em círculo, com os olhos vendados. O animador lhes fará cheirar 10
objetos. Por exemplo: flor, queijo, frutas, pimenta,etc... Será
vencedor, aquele que souber identificar o maior número de objetos.
8- O cego e as Palmas
8- O cego e as Palmas
Todos
os olhos vendados, menos um. Ao som das palmas, os cegos se orientam e
procuram tocar o que bate as palmas. Aquele que o tocar, troca de lugar
com ele.
9- O cachorro e o Osso
9- O cachorro e o Osso
Participantes em círculo.
Um deles sentados e com os olhos vendados no centro, terá perto de si,
um objeto que significa o osso. Ao sinal do professor, um participante
latirá e tentará indicar a direção em que se acha. Caso acerte, trocará
de lugar com quem se aproximou, se errar permanecerá.
10- Quem atirou?
10- Quem atirou?
Sentados
em círculo, um no centro, com a cabeça baixa. A bola de papel passa de
mão em mão. Em determinado momento, um arremessará a bola na cabeça do
que está no centro. Este, sem levantar a cabeça, indicará quem atirará
quem atirou a bola. Se acertar, troca de lugar com ele, caso contrário
permanecerá no local até que acerte.
11- Campeão pelo tato
11- Campeão pelo tato
Sentados
nas carteiras, escolhe-se cinco participantes que vendarão os 0lhos e
irão a frente do grupo. O professor fará passar as mãos dos cinco
vendados, três objetos. Os que mais acertarem, irão escolher quem vai
substituí-los.
12- Quem está com a bola?
Em círculo,
um no centro com os olhos fechados. Ao sinal, aquele que tem a bola,
passa-a a seus companheiros; a outro sinal , o que estiver com a bola,
esconde-a atrás do corpo. O que está no centro, abre os olhos e procura
adivinhar quem tem a bola. Se acertar troca de lugar com quem tinha a
bola.
13- Passagem dos saquinhos
Seis saquinhos de
milho. Sentados no chão em duas fileiras frente a frente. Na extrema
direita de cada fileira, colocam-se os saquinhos empilhados. Ao sinal, a
criança que está mais próxima dos saquinhos pega um por um, com a mão
direita e entrega aos participantes do lado. Este fará o mesmo passando
ao terceiro e assim por diante, até o fim da fileira, retornando ao
ponto de origem. Vencerá a equipe que primeiro terminar a tarefa.
14- Cadeiras com Sapatos
Ao
sinal, os participantes de olhos vendados, devem engatinhar procurando
tênis ou sapatos( que foram espalhados anteriormente), e a medida que
são achados. Vão sendo colocados nos pés das cadeiras. Será considerado
vencedor quem colocar mais calçados nos pés.
15- Vozes dos animais
15- Vozes dos animais
Em
círculo, cada participante com um bastão. Um no centro de olhos
vendados, sem o bastão. Ao sinal todos andam silenciosamente, mudando de
posições. Ao novo sinal, param e estendem o bastão à frente, na direção
do cego. Este, tateando, pega um bastão estendido e intima o dono a
imitar um animal qualquer. Se for reconhecido pela voz, irá para o
centro; caso contrário, o cego escolherá outro animal para imitar. Cada
um tem direito a repetir 3 vezes.
16- Procurar o porco
O
professor trará desenhado em uma cartolina um porco sem rabo. A seguir,
um voluntário com os olhos vendados, munido com um recorte de papel em
forma de rabo, tenta coloca-lo sem eu devido lugar. Os participantes
acompanham a brincadeira com a torcida. Quem conseguir acertar, receberá
uma prenda.
17- Cabra Cega
Olhos vedados o Cabra
cega deverá pegar um dos participantes. Os participantes terão guizos
nos tornozelos para chamar a atenção da cobra. O aluno que for pego será
a cobra.
18- Quebrar o pote
Um participante observa
onde está o pote e a seguir os seus olhos serão vendados. Com um bastão
na mão, tenta quebrar o pote. Antes de iniciar, o animador fará o
participante girar duas vezes sobre si. Terá três tentativas, caso não
acerte o pote, prossegue a brincadeira com o outro participante.
19- Mãos de Cego
Em
círculo com um participante no centro com os olhos vendados. Cantando
os participantes se movimentam de um lado para o outro, ao passarem, a
cega tocará em um participante, este terá que imitar um animal, para que
o cego reconheça. Reconhecendo, o participante irá para o centro.
20- Guarda a porteira (bola rolada).
Sentados
em círculo,mantendo a distância de um braço entre si. Um com a bola na
mão, rolando vagarosamente a bola procurando fazê-la no espaço existente
entre dois participantes da roda, a porteira. Estas tentam impedir,
defendendo a sua direita. Quem deixar a bola passar perde um ponto,
devendo recuperá-la e voltar ao seu lugar, pondo-a novamente em jogo. A
vitória será de quem tiver menos pontos perdidos.
21- DE que é?
Dispor
sobre a mesa vários objetos de matérias diferentes (madeira, ferro,
vidro, porcelana). Cobri-los com um tecido. Os participantes formam um
círculo em volta da mesa, com lápis e papel na mão. A professora irá
bater nesses materiais com uma régua. Os participantes deverão adivinhar
quais são os tipos de objetos e escrevê-los no papel. Vence aquele que
acertar mais.
22- A mensagem telefônica
Duas
equipes. A professora fará uma mensagem no ouvido do primeiro
participante de cada coluna. A mensagem é transmitida de ouvido a
ouvido. O último participante de cada equipe dará publicamente a
mensagem recebida. Vence a equipe que conseguiu chegar ao fim sem
distorcer a mensagem.Variação do jogo: Cada participante de cada coluna
vai até a professora para receber sua mensagem e então volta para
dizê-lo ao próximo, e assim, sucessivamente até o último da coluna que
deverá escrever a mensagem. Será vencedora a equipe que entregar
primeiro a sua mensagem.
23- O detetive de ouvido apurado.
Dispor
em uma sala diferentes objetos sonoros como guizos, panelas, vidros,
caneca, caixa metálica, pandeiros, caixa de madeira, etc..., de tal
maneira que façam circuito. Os participantes permanecem na sala ao lado e
prestam atenção. São os detetives. O animador fará o papel de um gatuno
que se desloca na sala, seguindo um determinado itinerário; ao passar
deverá bater nos objetos, nunca repetindo os sons. Os detetives entram
depois na sala, repetindo os sons que ouviram. Vence o jogador que
repetir o maior itinerário.
24- Escondido cantando
Os
participantes sentados, um participante destacado, inicia o jogo
escondendo um objeto que o participante procurará encontrá-lo guiado
pelo centro dos participantes que entoarão mais alto ou mais baixo uma
melodia a medida em que ele se aproxima ou afasta-se do local onde se
encontra o objeto. O vitorioso será substituído. Essa é uma variação do
jogo que tem pelo nome está quente ou frio.
25- Calçar a cadeira
25- Calçar a cadeira
Dois
participantes com os olhos vendados, no centro de um círculo,
procurarão calçar duas cadeiras com sapatos ou copos de papel que estão
dentro do círculo.Será vencedor, aquele que conseguir primeiro calçar os
quatros pés de sua cadeira.
26- Onde está o relógio?
Os
participantes, de apoio no chão (de quatro), olhos fechados, o
professor coloca um relógio de corda no chão. Ao sinal dado, todos
deslocam-se com o ouvido junto ao chão, para localizar o relógio, apenas
pelo tic-tac, com o cuidado de não tocá-lo. Vence o primeiro que
localizar o relógio.
27- O cego
Em círculo, um
participante no centro, colocam-se seis a oito garrafas vazias, os
participantes fará experiência antes de vendar seus olhos. Vendados os
olhos, o voluntário executa a tarefa. Vencerá aquele que conseguir
ultrapassar o percurso com o menor número de erros.
28- Estou vendo uma coisa
A
vontade, ou sentados em círculo, o professor escolhe um objeto que
esteja presente e diz: “estou vendo uma coisa vermelha”, cada
participante deverá adivinhar qual objeto que tem a cor designada e a
que conseguir, dirá o nome ao professor. Vencerá o primeiro que
descobrir o que é.
29- Descobrir quem é
Um círculo
grande com todos os participantes. Um deles, olhos vendados, vai
passando dentro do círculo até encontrar um participante. Examina-o
detalhadamente, tentando descobrir quem é. Ao descobrir, será retirada a
venda e trocará de lugar com ele.
30- Tire igual a este
Sentados
em seus lugares, cada participante segura um objeto diferente nas mãos.
Um participante de olhos vendados coloca-se a frente dos demais. Dá-se
um objeto ao participante de olhos vendados para que ele o segure por
alguns instantes a fim de identificá-lo. Coloca-se este entre os demais.
Retira a venda dos olhos e manda-se que ela retire o objeto que segurou
nas mãos.Variação da brincadeira (pode-se utilizar frutas no lugar dos
objetos e no final da brincadeira, reparti-las e comê-las, aproveitando
para trabalhar as frações e ou as cores e texturas, dependendo do
grupo).
Em
círculo: no centro, dois participantes de quatro (apoio) e olhos
vendados. Colocar em qualquer lugar desconhecido pelos participantes do
centro, um chinelo ou tênis. Estes procuram até encontrar e aquele que o
fizer primeiro, terá o direito de dar umas chineladas em seu
companheiro.
2- Jogo da banana
Vendam-se os olhos de
dois voluntários. Cada qual receberá uma banana descascada. Será
vencedor, aquele que primeiro conseguir enfiar a banana na boca do
adversário.
3- O Limão
Um saquinho de milho é um
limão. Sentados em círculo, o professor com o limão na mão, inicia a
passagem que deve acompanhar o ritmo do canto. O limão, entrou, na roda.
Ele passa de mão em mão. Meu limão. Ele vai, ele vem (bis). Ele ainda
não chegou. Ao dizer a última palavra, o participante que estiver com o
limão na mão, é eliminado ficando no centro da roda batendo palmas no
ritmo musical, e o jogo continua até que haja um vencedor.
4- O pintor cego
Participantes
em fileiras, frente a um quadro negro,mãos atrás das costas. O
professor colocará nas mãos de cada participante um objeto diferente,
dando tempo suficiente para que ele possa identificar. Retirado o objeto
da mão do participante, ele terá que desenhá-lo no quadro com a maior
exatidão possível e em menor tempo.
5- Acertar a bola
Sentados
formando um círculo; no centro, um dos participantes com os olhos
fechados, segurando um bastão. Um escolhido de passe da bola atira-a ao
solo, fazendo ruído. Caberá ao participante do centro, atirando-se pela
queda da bola, localizá-la com o bastão ( que deverá sempre ser
movimentado com a ponta junto ao solo). Quando acertá-la, escolherá
outro companheiro.
6- Círculo de Giz
O animador
desenha um círculo, a giz no chão. Este deverá conter todos os
participantes. A seguir apaga-se as luzes da sala, ordenar que todos
procurem entrar no círculo. Após, acende-se as luzes, quem se encontrar
fora do círculo sai da brincadeira.
7- Concurso de nariz
7- Concurso de nariz
Sentados
em círculo, com os olhos vendados. O animador lhes fará cheirar 10
objetos. Por exemplo: flor, queijo, frutas, pimenta,etc... Será
vencedor, aquele que souber identificar o maior número de objetos.
8- O cego e as Palmas
8- O cego e as Palmas
Todos
os olhos vendados, menos um. Ao som das palmas, os cegos se orientam e
procuram tocar o que bate as palmas. Aquele que o tocar, troca de lugar
com ele.
9- O cachorro e o Osso
9- O cachorro e o Osso
Participantes em círculo.
Um deles sentados e com os olhos vendados no centro, terá perto de si,
um objeto que significa o osso. Ao sinal do professor, um participante
latirá e tentará indicar a direção em que se acha. Caso acerte, trocará
de lugar com quem se aproximou, se errar permanecerá.
10- Quem atirou?
10- Quem atirou?
Sentados
em círculo, um no centro, com a cabeça baixa. A bola de papel passa de
mão em mão. Em determinado momento, um arremessará a bola na cabeça do
que está no centro. Este, sem levantar a cabeça, indicará quem atirará
quem atirou a bola. Se acertar, troca de lugar com ele, caso contrário
permanecerá no local até que acerte.
11- Campeão pelo tato
11- Campeão pelo tato
Sentados
nas carteiras, escolhe-se cinco participantes que vendarão os 0lhos e
irão a frente do grupo. O professor fará passar as mãos dos cinco
vendados, três objetos. Os que mais acertarem, irão escolher quem vai
substituí-los.
12- Quem está com a bola?
Em círculo,
um no centro com os olhos fechados. Ao sinal, aquele que tem a bola,
passa-a a seus companheiros; a outro sinal , o que estiver com a bola,
esconde-a atrás do corpo. O que está no centro, abre os olhos e procura
adivinhar quem tem a bola. Se acertar troca de lugar com quem tinha a
bola.
13- Passagem dos saquinhos
Seis saquinhos de
milho. Sentados no chão em duas fileiras frente a frente. Na extrema
direita de cada fileira, colocam-se os saquinhos empilhados. Ao sinal, a
criança que está mais próxima dos saquinhos pega um por um, com a mão
direita e entrega aos participantes do lado. Este fará o mesmo passando
ao terceiro e assim por diante, até o fim da fileira, retornando ao
ponto de origem. Vencerá a equipe que primeiro terminar a tarefa.
14- Cadeiras com Sapatos
Ao
sinal, os participantes de olhos vendados, devem engatinhar procurando
tênis ou sapatos( que foram espalhados anteriormente), e a medida que
são achados. Vão sendo colocados nos pés das cadeiras. Será considerado
vencedor quem colocar mais calçados nos pés.
15- Vozes dos animais
15- Vozes dos animais
Em
círculo, cada participante com um bastão. Um no centro de olhos
vendados, sem o bastão. Ao sinal todos andam silenciosamente, mudando de
posições. Ao novo sinal, param e estendem o bastão à frente, na direção
do cego. Este, tateando, pega um bastão estendido e intima o dono a
imitar um animal qualquer. Se for reconhecido pela voz, irá para o
centro; caso contrário, o cego escolherá outro animal para imitar. Cada
um tem direito a repetir 3 vezes.
16- Procurar o porco
O
professor trará desenhado em uma cartolina um porco sem rabo. A seguir,
um voluntário com os olhos vendados, munido com um recorte de papel em
forma de rabo, tenta coloca-lo sem eu devido lugar. Os participantes
acompanham a brincadeira com a torcida. Quem conseguir acertar, receberá
uma prenda.
17- Cabra Cega
Olhos vedados o Cabra
cega deverá pegar um dos participantes. Os participantes terão guizos
nos tornozelos para chamar a atenção da cobra. O aluno que for pego será
a cobra.
18- Quebrar o pote
Um participante observa
onde está o pote e a seguir os seus olhos serão vendados. Com um bastão
na mão, tenta quebrar o pote. Antes de iniciar, o animador fará o
participante girar duas vezes sobre si. Terá três tentativas, caso não
acerte o pote, prossegue a brincadeira com o outro participante.
19- Mãos de Cego
Em
círculo com um participante no centro com os olhos vendados. Cantando
os participantes se movimentam de um lado para o outro, ao passarem, a
cega tocará em um participante, este terá que imitar um animal, para que
o cego reconheça. Reconhecendo, o participante irá para o centro.
20- Guarda a porteira (bola rolada).
Sentados
em círculo,mantendo a distância de um braço entre si. Um com a bola na
mão, rolando vagarosamente a bola procurando fazê-la no espaço existente
entre dois participantes da roda, a porteira. Estas tentam impedir,
defendendo a sua direita. Quem deixar a bola passar perde um ponto,
devendo recuperá-la e voltar ao seu lugar, pondo-a novamente em jogo. A
vitória será de quem tiver menos pontos perdidos.
21- DE que é?
Dispor
sobre a mesa vários objetos de matérias diferentes (madeira, ferro,
vidro, porcelana). Cobri-los com um tecido. Os participantes formam um
círculo em volta da mesa, com lápis e papel na mão. A professora irá
bater nesses materiais com uma régua. Os participantes deverão adivinhar
quais são os tipos de objetos e escrevê-los no papel. Vence aquele que
acertar mais.
22- A mensagem telefônica
Duas
equipes. A professora fará uma mensagem no ouvido do primeiro
participante de cada coluna. A mensagem é transmitida de ouvido a
ouvido. O último participante de cada equipe dará publicamente a
mensagem recebida. Vence a equipe que conseguiu chegar ao fim sem
distorcer a mensagem.Variação do jogo: Cada participante de cada coluna
vai até a professora para receber sua mensagem e então volta para
dizê-lo ao próximo, e assim, sucessivamente até o último da coluna que
deverá escrever a mensagem. Será vencedora a equipe que entregar
primeiro a sua mensagem.
23- O detetive de ouvido apurado.
Dispor
em uma sala diferentes objetos sonoros como guizos, panelas, vidros,
caneca, caixa metálica, pandeiros, caixa de madeira, etc..., de tal
maneira que façam circuito. Os participantes permanecem na sala ao lado e
prestam atenção. São os detetives. O animador fará o papel de um gatuno
que se desloca na sala, seguindo um determinado itinerário; ao passar
deverá bater nos objetos, nunca repetindo os sons. Os detetives entram
depois na sala, repetindo os sons que ouviram. Vence o jogador que
repetir o maior itinerário.
24- Escondido cantando
Os
participantes sentados, um participante destacado, inicia o jogo
escondendo um objeto que o participante procurará encontrá-lo guiado
pelo centro dos participantes que entoarão mais alto ou mais baixo uma
melodia a medida em que ele se aproxima ou afasta-se do local onde se
encontra o objeto. O vitorioso será substituído. Essa é uma variação do
jogo que tem pelo nome está quente ou frio.
25- Calçar a cadeira
25- Calçar a cadeira
Dois
participantes com os olhos vendados, no centro de um círculo,
procurarão calçar duas cadeiras com sapatos ou copos de papel que estão
dentro do círculo.Será vencedor, aquele que conseguir primeiro calçar os
quatros pés de sua cadeira.
26- Onde está o relógio?
Os
participantes, de apoio no chão (de quatro), olhos fechados, o
professor coloca um relógio de corda no chão. Ao sinal dado, todos
deslocam-se com o ouvido junto ao chão, para localizar o relógio, apenas
pelo tic-tac, com o cuidado de não tocá-lo. Vence o primeiro que
localizar o relógio.
27- O cego
Em círculo, um
participante no centro, colocam-se seis a oito garrafas vazias, os
participantes fará experiência antes de vendar seus olhos. Vendados os
olhos, o voluntário executa a tarefa. Vencerá aquele que conseguir
ultrapassar o percurso com o menor número de erros.
28- Estou vendo uma coisa
A
vontade, ou sentados em círculo, o professor escolhe um objeto que
esteja presente e diz: “estou vendo uma coisa vermelha”, cada
participante deverá adivinhar qual objeto que tem a cor designada e a
que conseguir, dirá o nome ao professor. Vencerá o primeiro que
descobrir o que é.
29- Descobrir quem é
Um círculo
grande com todos os participantes. Um deles, olhos vendados, vai
passando dentro do círculo até encontrar um participante. Examina-o
detalhadamente, tentando descobrir quem é. Ao descobrir, será retirada a
venda e trocará de lugar com ele.
30- Tire igual a este
Sentados
em seus lugares, cada participante segura um objeto diferente nas mãos.
Um participante de olhos vendados coloca-se a frente dos demais. Dá-se
um objeto ao participante de olhos vendados para que ele o segure por
alguns instantes a fim de identificá-lo. Coloca-se este entre os demais.
Retira a venda dos olhos e manda-se que ela retire o objeto que segurou
nas mãos.Variação da brincadeira (pode-se utilizar frutas no lugar dos
objetos e no final da brincadeira, reparti-las e comê-las, aproveitando
para trabalhar as frações e ou as cores e texturas, dependendo do
grupo).
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