Movimento
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura
humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez
maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais
das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham,
manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com
objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar
seu corpo e seu movimento. [...] O movimento humano, portanto, é mais do
que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma
linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem
sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor
expressivo. [...]
O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e
manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de
aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma
reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades
cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura
corporal de cada criança.
Música
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de
expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da
organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A
música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações:
festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas,
políticas etc. [...]
A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e
cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social,
conferem caráter significativo à linguagem musical.
Artes Visuais
As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações,
sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas,
formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume,
espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na
arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc.[...]
Tal como a música, as Artes Visuais são linguagens e, portanto, uma das
formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, por si só,
justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na
educação infantil, particularmente.
Linguagem Oral e Escrita
A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos
importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e
de participação nas diversas práticas sociais.
O trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na Educação
Infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a
interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças,
na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do
pensamento.
Aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os
seus significados culturais, e, com eles, os modos pelos quais as
pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a
realidade.
A educação infantil, ao promover experiências significativas de
aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e
escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de
comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças.
Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das
capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas:
falar, escutar, ler e escrever.
Natureza e Sociedade
O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos
naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram
curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o
meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo,
fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões.
Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam
experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, ideias,
objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso
na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o
mundo que as cerca. [...]
O eixo de trabalho denominado Natureza e Sociedade reúne temas
pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho
ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as
especificidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos
diferentes campos das Ciências Humanas e Naturais.
Matemática
As crianças, desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os
conhecimentos matemáticos são parte integrante. As crianças participam
de uma série de situações envolvendo números, relações entre
quantidades, noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios e pouco
convencionais, elas recorrem a contagem e operações para resolver
problemas cotidianos, como conferir figurinhas, marcar e controlar os
pontos de um jogo, repartir as balas entre os amigos, mostrar com os
dedos a idade, manipular o dinheiro e operar com ele etc. Também
observam e atuam no espaço ao seu redor e, aos poucos, vão organizando
seus deslocamentos, descobrindo caminhos, estabelecendo sistemas de
referência, identificando posições e comparando distâncias. Essa
vivência inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos.
Fazer matemática é expor ideias próprias, escutar as dos outros,
formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas,
confrontar, argumentar e procurar validar seu ponto de vista, antecipar
resultados de experiências não realizadas, aceitar erros, buscar dados
que faltam para resolver problemas, entre outras coisas. Dessa forma, as
crianças poderão tomar decisões, agindo como produtoras de conhecimento
e não apenas executoras de instruções. Portanto, o trabalho com a
Matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos,
capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas. [...]
O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende, por um
lado, às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos
que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro,
corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-las melhor para
viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes
conhecimentos e habilidades.
Fonte: BRASIL.Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação.
Fundamental referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: ME; SEF, 1998.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf
Movimento
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura
humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez
maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais
das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham,
manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com
objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar
seu corpo e seu movimento. [...] O movimento humano, portanto, é mais do
que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma
linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem
sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor
expressivo. [...]
O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e
manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de
aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma
reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades
cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura
corporal de cada criança.
Música
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de
expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da
organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A
música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações:
festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas,
políticas etc. [...]
A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e
cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social,
conferem caráter significativo à linguagem musical.
Artes Visuais
As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações,
sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas,
formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume,
espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na
arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc.[...]
Tal como a música, as Artes Visuais são linguagens e, portanto, uma das
formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, por si só,
justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na
educação infantil, particularmente.
Linguagem Oral e Escrita
A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos
importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e
de participação nas diversas práticas sociais.
O trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na Educação
Infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a
interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças,
na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do
pensamento.
Aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os
seus significados culturais, e, com eles, os modos pelos quais as
pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a
realidade.
A educação infantil, ao promover experiências significativas de
aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e
escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de
comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças.
Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das
capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas:
falar, escutar, ler e escrever.
Natureza e Sociedade
O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos
naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram
curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o
meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo,
fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões.
Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam
experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, ideias,
objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso
na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o
mundo que as cerca. [...]
O eixo de trabalho denominado Natureza e Sociedade reúne temas
pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho
ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as
especificidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos
diferentes campos das Ciências Humanas e Naturais.
Matemática
As crianças, desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os
conhecimentos matemáticos são parte integrante. As crianças participam
de uma série de situações envolvendo números, relações entre
quantidades, noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios e pouco
convencionais, elas recorrem a contagem e operações para resolver
problemas cotidianos, como conferir figurinhas, marcar e controlar os
pontos de um jogo, repartir as balas entre os amigos, mostrar com os
dedos a idade, manipular o dinheiro e operar com ele etc. Também
observam e atuam no espaço ao seu redor e, aos poucos, vão organizando
seus deslocamentos, descobrindo caminhos, estabelecendo sistemas de
referência, identificando posições e comparando distâncias. Essa
vivência inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos.
Fazer matemática é expor ideias próprias, escutar as dos outros,
formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas,
confrontar, argumentar e procurar validar seu ponto de vista, antecipar
resultados de experiências não realizadas, aceitar erros, buscar dados
que faltam para resolver problemas, entre outras coisas. Dessa forma, as
crianças poderão tomar decisões, agindo como produtoras de conhecimento
e não apenas executoras de instruções. Portanto, o trabalho com a
Matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos,
capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas. [...]
O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende, por um
lado, às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos
que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro,
corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-las melhor para
viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes
conhecimentos e habilidades.
Fonte: BRASIL.Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação.
Fundamental referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: ME; SEF, 1998.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf
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