PROJETO HIGIENE


Tema: Higiene.


Duração: 10 a 21 de junho/2013.

 

Clientela: Alunos do pré-b.
 
Professora: Aline Pires Couto

 

Justificativa: O referido tema será abordado devido à necessidade de se retomar e consolidar os hábitos de higiene das crianças visando lhes proporcionar o gosto por estar limpo e ter uma imagem agradável de si mesmo e para com os outros. Pois nesta fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.

 

Objetivo geral: Conhecer e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da higiene para uma vida saudável.

 

Objetivos específicos:

·         Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio;

·         Desenvolver a linguagem oral;

·         Ler e interpretar imagens;

·         Dramatizar histórias;

·         Trabalhar a criatividade;

·         Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora para pintura, recorte e colagem;

·         Estimular a atenção e a concentração;

·         Trabalhar com os números de 0 a 5;

·         Cantar e dançar através da música e do ritmo;

·         Apresentar a importância da escovação dos dentes sempre após as refeições;

·         Conceituar a relevância dos cuidados com: nariz, orelhas, unhas e cabelos para a manutenção da saúde e promoção do bem estar;

·         Identificar e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal;

·         Consolidar o conceito de se tomar banho diariamente;

·         Conhecer como funciona a reciclagem e coletas de lixos;

·         Identificar as cores das lixeiras da coleta de lixo;

·         Preservar o meio ambiente;

·         Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para os dentes;

·         Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;

·         Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal, mental e ambiental;

·         Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;

·         Realizar atividades diárias de higiene;

·         Desenvolver a percepção visual através de vídeos e figuras;

·         Organizar rotinas de práticas de escovação dos dentes.

Conteúdo:

·         Higiene corporal, bucal, mental e ambiental;

·         Reciclagem - Coleta seletiva;

·         Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;

·         Sistema de numeração, (traçado, noção de quantidade);

·         Linguagem oral;

·         Motricidade ampla e fina;

·         Música e ritmo;

·         Percepção visual;

·         Dramatização e criatividade.

Metodologia:

·         Conversas e debates; (importância da higiene para a saúde e para o meio ambiente).

·         Cartazes com regras de higiene;

·         Hora do conto com fantoches (jacaré com dor de dente) e com o boneco piolhudo;

·         Fantoches de palito: para dramatização da música – escova os dentes;

·         Visita da dentista do município – todas as sextas-feiras.

·         Confecção do livrinho coleta seletiva;

·         Jogos (quebra-cabeça, figuras, labirinto, ligar e jogo da memória);

·         Cartazes com recortes e colagens de gravuras;

·         Reprodução de histórias;

·         Músicas referentes ao tema (sapo não lava o pé; chuveiro; chulé; lava a mão; escova os dentes);

·         Vídeos: higiene corporal; higiene bucal; reciclagem; lata de lixo; escova os dentes (livro: “vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola).

·         Atividades com grafismo: desenho, pintura, traçado;

·         Execução das atividades da cartilha sorrindo para o futuro – projeto – SESC.

·         Brincadeiras no pátio: corrida da beleza; ataque aos dentes; corrida da coleta seletiva; pescaria dos piolhos.

Culminância: Mini seminário sobre o Projeto – O QUE APRENDEMOS COM ESSE PROJETO?.

Avaliação: Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.

Tema: Higiene.


Duração: 10 a 21 de junho/2013.

 

Clientela: Alunos do pré-b.
 
Professora: Aline Pires Couto

 

Justificativa: O referido tema será abordado devido à necessidade de se retomar e consolidar os hábitos de higiene das crianças visando lhes proporcionar o gosto por estar limpo e ter uma imagem agradável de si mesmo e para com os outros. Pois nesta fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.

 

Objetivo geral: Conhecer e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da higiene para uma vida saudável.

 

Objetivos específicos:

·         Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio;

·         Desenvolver a linguagem oral;

·         Ler e interpretar imagens;

·         Dramatizar histórias;

·         Trabalhar a criatividade;

·         Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora para pintura, recorte e colagem;

·         Estimular a atenção e a concentração;

·         Trabalhar com os números de 0 a 5;

·         Cantar e dançar através da música e do ritmo;

·         Apresentar a importância da escovação dos dentes sempre após as refeições;

·         Conceituar a relevância dos cuidados com: nariz, orelhas, unhas e cabelos para a manutenção da saúde e promoção do bem estar;

·         Identificar e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal;

·         Consolidar o conceito de se tomar banho diariamente;

·         Conhecer como funciona a reciclagem e coletas de lixos;

·         Identificar as cores das lixeiras da coleta de lixo;

·         Preservar o meio ambiente;

·         Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para os dentes;

·         Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;

·         Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal, mental e ambiental;

·         Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;

·         Realizar atividades diárias de higiene;

·         Desenvolver a percepção visual através de vídeos e figuras;

·         Organizar rotinas de práticas de escovação dos dentes.

Conteúdo:

·         Higiene corporal, bucal, mental e ambiental;

·         Reciclagem - Coleta seletiva;

·         Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;

·         Sistema de numeração, (traçado, noção de quantidade);

·         Linguagem oral;

·         Motricidade ampla e fina;

·         Música e ritmo;

·         Percepção visual;

·         Dramatização e criatividade.

Metodologia:

·         Conversas e debates; (importância da higiene para a saúde e para o meio ambiente).

·         Cartazes com regras de higiene;

·         Hora do conto com fantoches (jacaré com dor de dente) e com o boneco piolhudo;

·         Fantoches de palito: para dramatização da música – escova os dentes;

·         Visita da dentista do município – todas as sextas-feiras.

·         Confecção do livrinho coleta seletiva;

·         Jogos (quebra-cabeça, figuras, labirinto, ligar e jogo da memória);

·         Cartazes com recortes e colagens de gravuras;

·         Reprodução de histórias;

·         Músicas referentes ao tema (sapo não lava o pé; chuveiro; chulé; lava a mão; escova os dentes);

·         Vídeos: higiene corporal; higiene bucal; reciclagem; lata de lixo; escova os dentes (livro: “vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola).

·         Atividades com grafismo: desenho, pintura, traçado;

·         Execução das atividades da cartilha sorrindo para o futuro – projeto – SESC.

·         Brincadeiras no pátio: corrida da beleza; ataque aos dentes; corrida da coleta seletiva; pescaria dos piolhos.

Culminância: Mini seminário sobre o Projeto – O QUE APRENDEMOS COM ESSE PROJETO?.

Avaliação: Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.

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