PLANO DE AULA - Corda - Ensino Fundamental 3º Ano



PLANO DE AULA-  Corda -Ensino Fundamental 3º Ano

ÁREA DO CONHECIMENTO:
Educação Física
Arte
Língua portuguesa

CONTEÚDO:
Biografia e obra dos grandes mestres das artes plásticas.
Elementos básicos do desenho: Linha, forma, cor, ponto, textura, luz.
Princípios  básicos da composição: figura-fundo;representação das formas e figuras abstratas,formato da composição.
Desenvolvimento progressivo dos sistemas básicos do movimento corporal: Força, velocidade, coordenação, ritmo, flexibilidade, equilíbrio, agilidade, resistência.
Composição visual bidimensional (desenho, pintura)
Texto injuntivo Instrucional e procedimental

OBJETIVO:
Conhecer a biografia e obras dos grandes mestres das artes plásticas.
Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais.
Observar e aplicar os elementos da composição nas produções realizadas.
Experimentar e fluir combinações de diferentes elementos da ginástica geral;
Utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral;
Reconhecer as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.
Experimentar diferentes formas de expressão artística, fazendo uso sustentável de materiais, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
Produzir texto instrucional



DESENVOLVIMENTO:
Iniciar a aula com as atividades de rotina.

Biografia do artista plástico Ivan Cruz.

Ivan Cruz, artista plástico, nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança.
Apesar de amante da Arte, enveredou-se pelo caminho do Direito e se formou em 1970, mas nunca deixando de lado a pintura, o que mostrou frequentando a Sociedade Brasileira de Belas Artes nos anos 60 e visitas constantes ao MAM e ao Museu Nacional de Belas Artes.
Em 1978 troca o sucesso financeiro do Rio pela beleza natural de Cabo Frio: o sol, o mar e seus frutos contagiam seu espírito.
No ano de 1986 resolve abandonar a advocacia e se dedicar integralmente à produção artística, e lembra que quando jovem, a primeira pintura que conheceu foi de Portinari em sua fase geométrica. A sua preocupação foi sempre com a criação. Sempre acreditou ser o ecletismo a sua unidade, querendo sempre criar e não copiar apenas.
Em 1990, se preparando para uma exposição em Portugal, Ivan Cruz pintou seus primeiros quadros com temas de sua infância, mais precisamente suas brincadeiras. Daí, o primeiro quadro da série Brincadeiras de Criança, nasceu na Praça Porto Roça – Cabo Frio, com o Título: ” Crianças na Praça”.
Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola de gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais… De 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou mais de 500 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas, e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”, que cresceu de tal forma sua expressão e repercussão que se transformou em um projeto, pois passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda.
                                           
Observe a obra acima e faça uma lista com o nome das brincadeiras que se fazem presentes nesta obra de Ivan Cruz.

BRINCADEIRAS DE CORDA
Há muitas brincadeiras divertidas para fazermos nas férias, feriados e horas livres e as brincadeiras com corda estão entre as mais divertidas. Além disso, também são ótimas para  treinar a coordenação motora e agilidade.
Pular corda é uma brincadeira tão antiga que é difícil saber qual a origem, mas há registros dessa brincadeira desde a antiga Grécia. De qualquer forma, o que temos certeza é que até hoje é uma brincadeira frequente entre as crianças, talvez por ser mais livre, sem muitas regras e com diversão garantida.

VAMOS BRINCAR?
Cabo de Guerra
Essa é outra brincadeira com corda que é clássica. Caso você não conheça, é a atividade em que os participantes (mínimo de 2) são divididos em times e cada um pega uma das extremidades da corda. No chão é feita uma marca que identifica o meio da corda. Ganha o time que conseguir puxar o outro até atravessar a marcação no chão. Descobri, outro dia, que dá até para irmãos de idades diferentes brincarem juntos!

Relógio
Uma criança fica no centro da roda com a corda e os outros participantes da brincadeira ficam em redor, formando um círculo. Quem está no meio gira a corda bem rente ao chão e os demais precisam pular a corda sem deixá-la encostar-se à perna ou pés.

 Fio elétrico
Na brincadeira, duas crianças esticam uma corda na altura do pescoço. As demais participantes devem passar por baixo dela, sem encostar-se à corda. Já na segunda rodada, as crianças que estão segurando a corda devem abaixá-la um pouco mais. Todos voltam a passar debaixo da corda, mas sem encostar. Na terceira rodada, abaixa-se mais. E assim por diante, ficando cada vez mais difícil não tocar a corda.

Chicote queimado
Crianças em círculo, uma no meio segurando uma corda por uma das pontas, essa deve girar a corda junto ao solo próximo aos pés dos colegas que devem pulá-la. Quem tocar na corda duas vezes  vai saindo e voltará para a brincadeira quando for trocado o aluno que está no meio.

“A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”. (Ivan Cruz)
Agora é com você, faça a releitura desta obra.
PRODUÇÃO TEXTUAL
Hoje realizamos muitas brincadeiras com a corda, escolha uma e escreva um manual, explicando a alguém como se brinca.

AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá através da participação nas brincadeiras, observações quanto ao desempenho e o ajuste rítmico dos jogadores e também na atividade de arte.
 A avaliação ocorrerá também, na construção do texto instrucional, observando através da participação, que os objetivos da aula vão sendo conquistados.




PLANO DE AULA-  Corda -Ensino Fundamental 3º Ano

ÁREA DO CONHECIMENTO:
Educação Física
Arte
Língua portuguesa

CONTEÚDO:
Biografia e obra dos grandes mestres das artes plásticas.
Elementos básicos do desenho: Linha, forma, cor, ponto, textura, luz.
Princípios  básicos da composição: figura-fundo;representação das formas e figuras abstratas,formato da composição.
Desenvolvimento progressivo dos sistemas básicos do movimento corporal: Força, velocidade, coordenação, ritmo, flexibilidade, equilíbrio, agilidade, resistência.
Composição visual bidimensional (desenho, pintura)
Texto injuntivo Instrucional e procedimental

OBJETIVO:
Conhecer a biografia e obras dos grandes mestres das artes plásticas.
Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais.
Observar e aplicar os elementos da composição nas produções realizadas.
Experimentar e fluir combinações de diferentes elementos da ginástica geral;
Utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral;
Reconhecer as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.
Experimentar diferentes formas de expressão artística, fazendo uso sustentável de materiais, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
Produzir texto instrucional



DESENVOLVIMENTO:
Iniciar a aula com as atividades de rotina.

Biografia do artista plástico Ivan Cruz.

Ivan Cruz, artista plástico, nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança.
Apesar de amante da Arte, enveredou-se pelo caminho do Direito e se formou em 1970, mas nunca deixando de lado a pintura, o que mostrou frequentando a Sociedade Brasileira de Belas Artes nos anos 60 e visitas constantes ao MAM e ao Museu Nacional de Belas Artes.
Em 1978 troca o sucesso financeiro do Rio pela beleza natural de Cabo Frio: o sol, o mar e seus frutos contagiam seu espírito.
No ano de 1986 resolve abandonar a advocacia e se dedicar integralmente à produção artística, e lembra que quando jovem, a primeira pintura que conheceu foi de Portinari em sua fase geométrica. A sua preocupação foi sempre com a criação. Sempre acreditou ser o ecletismo a sua unidade, querendo sempre criar e não copiar apenas.
Em 1990, se preparando para uma exposição em Portugal, Ivan Cruz pintou seus primeiros quadros com temas de sua infância, mais precisamente suas brincadeiras. Daí, o primeiro quadro da série Brincadeiras de Criança, nasceu na Praça Porto Roça – Cabo Frio, com o Título: ” Crianças na Praça”.
Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola de gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais… De 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou mais de 500 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas, e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”, que cresceu de tal forma sua expressão e repercussão que se transformou em um projeto, pois passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda.
                                           
Observe a obra acima e faça uma lista com o nome das brincadeiras que se fazem presentes nesta obra de Ivan Cruz.

BRINCADEIRAS DE CORDA
Há muitas brincadeiras divertidas para fazermos nas férias, feriados e horas livres e as brincadeiras com corda estão entre as mais divertidas. Além disso, também são ótimas para  treinar a coordenação motora e agilidade.
Pular corda é uma brincadeira tão antiga que é difícil saber qual a origem, mas há registros dessa brincadeira desde a antiga Grécia. De qualquer forma, o que temos certeza é que até hoje é uma brincadeira frequente entre as crianças, talvez por ser mais livre, sem muitas regras e com diversão garantida.

VAMOS BRINCAR?
Cabo de Guerra
Essa é outra brincadeira com corda que é clássica. Caso você não conheça, é a atividade em que os participantes (mínimo de 2) são divididos em times e cada um pega uma das extremidades da corda. No chão é feita uma marca que identifica o meio da corda. Ganha o time que conseguir puxar o outro até atravessar a marcação no chão. Descobri, outro dia, que dá até para irmãos de idades diferentes brincarem juntos!

Relógio
Uma criança fica no centro da roda com a corda e os outros participantes da brincadeira ficam em redor, formando um círculo. Quem está no meio gira a corda bem rente ao chão e os demais precisam pular a corda sem deixá-la encostar-se à perna ou pés.

 Fio elétrico
Na brincadeira, duas crianças esticam uma corda na altura do pescoço. As demais participantes devem passar por baixo dela, sem encostar-se à corda. Já na segunda rodada, as crianças que estão segurando a corda devem abaixá-la um pouco mais. Todos voltam a passar debaixo da corda, mas sem encostar. Na terceira rodada, abaixa-se mais. E assim por diante, ficando cada vez mais difícil não tocar a corda.

Chicote queimado
Crianças em círculo, uma no meio segurando uma corda por uma das pontas, essa deve girar a corda junto ao solo próximo aos pés dos colegas que devem pulá-la. Quem tocar na corda duas vezes  vai saindo e voltará para a brincadeira quando for trocado o aluno que está no meio.

“A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”. (Ivan Cruz)
Agora é com você, faça a releitura desta obra.
PRODUÇÃO TEXTUAL
Hoje realizamos muitas brincadeiras com a corda, escolha uma e escreva um manual, explicando a alguém como se brinca.

AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá através da participação nas brincadeiras, observações quanto ao desempenho e o ajuste rítmico dos jogadores e também na atividade de arte.
 A avaliação ocorrerá também, na construção do texto instrucional, observando através da participação, que os objetivos da aula vão sendo conquistados.



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